Filhos de pais agressivos se tornam agressivos, revela estudo

Ciclo de violência pode perdurar gerações

Imagem de capa - Filhos de pais agressivos se tornam agressivos, revela estudo

Um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Barcelona (Espanha) revela que 30% das crianças que têm pais agressivos reproduzem o comportamento violento após se tornarem adultos.

Essa violência pode ser física, verbal ou psicológica. E não necessariamente precisa ser praticada contra a criança para que ela reproduza o comportamento na vida adulta.

“O fato de ter sido exposto à violência aumenta o risco de reproduzir esses padrões em 30%”, afirma o estudo.

De acordo com os psicólogos, essa reprodução acontece “porque essas crianças vivem em um ambiente de tensão, terror ou angústia repetida, com a consequente perda do sentimento básico de segurança que um ambiente associado à proteção e abrigo, como a família, deveria proporcionar”.

Esse estresse se torna crônico em um período em que as crianças estão se desenvolvendo, o que causa danos permanentes às estruturas neuronais e ao funcionamento do cérebro.

Além da agressividade, essas crianças, mesmo após se tornarem adultas, também apresentam problemas como baixa autoestima, ansiedade, falta de autocontrole, dificuldade em relacionamentos, dificuldade em lidar com as próprias emoções e até mesmo depressão.

Esses problemas podem ser evitados, caso a pessoa entenda-os e trabalhe para melhorá-los, o que não é fácil.

“A exposição a comportamentos violentos durante esse período da vida por figuras tão relevantes quanto os pais ou os principais cuidadores pode ter repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Uma delas é a repetição do padrão violento, originando um ciclo de violência”, conclui o estudo.

O exemplo é o segredo

Em um podcast especial sobre segredos bíblicos para criar os filhos, o Bispo Renato Cardoso revela que o mais importante é o exemplo.

“É o exemplo que vai ensinar. Não é o sermão, não é a longa explicação, não é isso. É o ensinamento de vida. Esse é o maior impacto que você pode ser sobre seus filhos”, afirma o Bispo. “Basta você olhar a sua vida com respeito a seus pais. Qual o maior impacto do seu pai ou sua mãe sobre você? Não foi alguma coisa que ele falou, que eles falaram. Foi o que eles mostraram, o que eles viveram. Tanto pelo bem quanto pelo mal”.

De acordo com o Bispo, “o exemplo é o maior professor, o maior ensinamento que você pode dar para os seus filhos”.

Ouça o podcast completo sobre o tema clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images