Ferramenta para medir volumes, da época de Cristo, é encontrada

Objeto arquelógico data do período em que o Deus-Filho esteve em forma de homem na Terra

Imagem de capa - Ferramenta para medir volumes, da época de Cristo, é encontrada

Uma mesa de medição de volumes (foto acima) de 2 mil anos foi descoberta em Jerusalém e divulgada pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês).

Ela foi encontrada perto do Monte do Templo, lugar onde fica o Muro das Lamentações, que é um vestígio do Segundo Templo, erguido na época do rei Herodes. A informação é do arqueólogo Ari Levy, ao The Times of Israel.

Comércio na região do Templo

A descoberta é interessante na medida em que ela aponta para reais atividades de comércio na região do Templo, nos tempos em que o Deus-Filho esteve em forma de homem na Terra.

O apóstolo João, inclusive, relata em seu evangelho o episódio em que o Senhor Jesus Se revoltou contra a profanação que estava acontecendo no Lugar Sagrado, naquele período.

“E achou no Templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do Templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas.” João 2:14-15

Essa tabela de pedra era usada no comércio antigo para criar uma padronização nas unidades de medida para produtos líquidos. Entre eles, o azeite e o vinho. Ela era usada pelo chefe do mercado.

Os arqueólogos também observaram que um trajeto, na região, liga o Tanque de Siloé até o Monte do Templo. O “Caminho dos Peregrinos” tem cerca de 600 metros de comprimento e 8 de largura. A obra foi concluída na gestão de Pôncio Pilatos, por volta de 30 depois de Cristo (d.C.). Algumas moedas encontradas no local ajudaram a confirmar a datação.

Novela Jesus

Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 21h30. Essa superprodução traz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna e recria cenários para que o telespectador tenha noção de como era viver naquele época.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução Ari Levy, Autoridades de Antiguidades de Israel