‘Feiras Solidárias’ de outubro beneficiam 1,1 mil famílias em São Paulo

Em cinco ações sociais, as populações carentes de regiões como Guaianases e Vila Prudente receberam doações de cerca de 12 toneladas de frutas e legumes

Imagem de capa - ‘Feiras Solidárias’ de outubro beneficiam 1,1 mil famílias em São Paulo

Neste mês de outubro, alguns dos bairros mais vulneráveis da capital paulista receberam cinco edições da Feira Solidária. O evento é realizado regularmente pelo programa Unisocial, mantido pela Igreja Universal, e promove a realização de feiras gratuitas: os moradores podem comparecer e levar para casa frutas e legumes diversos. Apenas nas cinco ações de outubro, foi doado um total aproximado de 12 toneladas, ajudando a alimentar aqueles que mais necessitam e contribuindo para uma dieta mais saudável.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), o agronegócio é a locomotiva da economia brasileira, responsável por 25% do Produto Interno Bruto do país em 2022. No entanto, o Brasil voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, após apenas um ano fora dele — e a situação se agravou com a pandemia de Covid-19, a partir de 2020.

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil destacou que 33,1 milhões de pessoas — mais de 15% da população — não tinham certeza se teriam o que comer. Isto significa um aumento de 14 milhões de brasileiros em situação de fome, em comparação a 2021. O estudo ainda aponta que mais da metade, ou 58,7% da população brasileira, lida com a insegurança alimentar em algum nível: leve, moderado ou grave.

Feira grátis, mesa farta

Com a Feira Solidária, a Unisocial tenta contribuir para melhorar essa situação nas áreas carentes da cidade mais populosa do Brasil — São Paulo, com 12,3 milhões de habitantes. Jair Macedo, responsável pela iniciativa, descreve o evento: “É uma ação social que, por meio da doação de frutas e legumes, nos permite, também, levar suporte emocional e conforto às famílias mais carentes”. Macedo ainda resume a essência de cada Feira: “Valorização e respeito”.

O responsável lista os bairros ou localidades contempladas nas cinco ações realizadas em outubro, além dos respectivos dias em que houve a ação: Gleba do Pêssego (10/10); Vila Prudente, debaixo do Viaduto do Ipiranga (15/10); comunidade do Jardim Pantanal (19/10); Guaianases, debaixo do viaduto de mesmo nome (22/10); e no bairro da Vila Iolanda, também em Guaianases (29/10). No total, foram beneficiadas cerca de 1,1 mil famílias com a doação de 12 toneladas de frutas e legumes variados.

Pedro dos Santos, 48 anos, é um dos voluntários que participou da última Feira Solidária de outubro — em Vila Iolanda, quando foram doadas 2 toneladas para cerca de 200 famílias. Ele vê como uma honra participar da iniciativa: “Ter condições de fazer um pouco, por quem necessita de tanto, vale demais. Ver o rosto sofrido de muitos e receber um sorriso de gratidão é uma grande recompensa”, conta o voluntário.

Uma das pessoas beneficiadas pela Feira Solidária em outubro foi Raissa dos Anjos, 21 anos. Ela esteve presente no dia 19/10, em ação realizada na comunidade do Jardim Pantanal. “Esse evento veio em bom momento, pois não tinha esses legumes e frutas para minha família”, revela a moradora da região. A jovem ainda deixa uma mensagem aos voluntários da Unisocial: “Agradeço a todos os envolvidos nesta ação solidária que ajudou a mim e, também, a muitas outras famílias nesta comunidade”.

imagem do author
Colaborador

UNIcom