‘Feira da Saúde e Cidadania’ leva serviços gratuitos à população moçambicana

Evento promoverá doação de sangue e vacinação contra a covid-19

O programa social Força Jovem Universal (FJU) de Moçambique oferecerá serviços sociais e de saúde e bem-estar neste sábado (26), das 9h às 14h, na “Feira da Saúde e Cidadania”. O evento que beneficiará cerca de 3 mil pessoas acontecerá no Jardim Liberdade, bairro localizado em Maputo, capital do país africano.

O local da ação se tornará um ponto de vacinação e de coleta de sangue, permitindo, assim, que a população receba a dose de prevenção à covid-19 e participe da campanha de doação de sangue.

Segundo o responsável pela FJU em Moçambique, Marcos Alberto Banze, o objetivo do evento é ajudar todos aqueles que necessitam de amparo social por meio dos serviços gratuitos que serão oferecidos. “Infelizmente, estamos acompanhando vários acidentes que têm acontecido, e uma das maiores dificuldades é o baixo estoque dos bancos de sangue. Então, vamos unir os voluntários da FJU para que possam abraçar essa causa”.

“Também estamos no combate à covid-19 e sabemos que ainda há pessoas que não se vacinaram por falta de lugares e oportunidades. Assim, vamos mostrar através dessa ação a importância e necessidade de se vacinar”, acrescentou.

Na “Feira da Saúde e Cidadania”, ainda, serão realizadas palestras de conscientização e combate não só ao coronavírus, mas também a males como a malária e o HIV/AIDS. Além disso, outros serviços estarão disponíveis para a população, como os de abertura de conta bancária, recenseamento militar, aferição de pressão e peso, atendimento jurídico e nutricional, corte de cabelo e ginástica aeróbica.

Para a voluntária da FJU e professora de ginástica, Isabel Chongojo, 22 anos, eventos como esse são bons porque “as pessoas saem do sedentarismo e aprendem a cuidar melhor da alimentação, que é muito importante para levar a vida mais saudável”.

Criada em 1977, a Força Jovem Universal é um dos programas sociais da Igreja Universal do Reino de Deus. O grupo tem por objetivo ajudar jovens sem perspectiva de vida.

Presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia, o programa realiza eventos de caráter social sobre temas como bullying, automutilação e depressão, e organiza torneios esportivos, shows, cursos e campanhas de doações de sangue, entre outras ações de solidariedade.

Em 2021, através das ações da FJU, 587.075 jovens foram beneficiados no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom