Fé para alcançar, confiança para manter

Por que conquistar algo é mais fácil do que conservar a conquista?

Imagem de capa - Fé para alcançar, confiança para manter

Ter fé é diferente de confiar em Deus, explicou o Bispo Edir Macedo recentemente em seu blog. “Fé é ter convicção naquilo que ainda não existe. É mais fácil ter fé. Uma pessoa pode estar convicta de que será curada e obter a cura, porém, uma coisa é você ter fé para conseguir as bênçãos; outra é ter confiança para mantê-las”, afirmou. Ele prosseguiu dizendo: “fé você sabe o que é. Todo mundo a tem para tomar posse de tudo. O Senhor Jesus curou dez leprosos (Lucas 17) e, deles, somente um voltou para reconhecer Aquele que fez o milagre. Todos tiveram fé para serem curados, mas somente um a confiança para manter a cura”.

O Bispo ilustra a questão fazendo uma comparação com o funcionamento de uma aeronave: “um avião decola. É como se ele precisasse da fé para sair do chão, mas, para se manter lá no alto, precisasse ter confiança. Muitas pessoas que não têm o Espírito Santo compreendem só a fé e não a confiança. Elas decolam mas podem cair a qualquer momento. Já as que têm o Espírito Santo entendem o que é ter as duas, mantêm sua velocidade de cruzeiro e chegam ao destino seguras”.

Foco errado
A Bíblia mostra o segredo para manter a confiança em Mateus 6.31-33: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, ou seja, é preciso não estar ansioso para se manter confiante (leia mais sobre isso na página 16).

De acordo com o Bispo Macedo, “quem tem o foco só nas bênçãos não faz o certo”. Ele ressaltou que “pela fé, você conquista o Reino de Deus, tem caráter, justiça, verdade, dignidade, hombridade, é marido de uma só mulher, mulher de um só marido, tem lealdade, fidelidade. Pela fé, obedece à Palavra de Deus e anda na justiça, mas, na confiança, aguarda e as coisas são acrescentadas à sua vida dia após dia.”

O Bispo exemplificou com sua própria vivência: “eu mesmo recebi o Espírito de Deus aos 19 anos. Meu maior sonho, a partir daquele momento, era ganhar almas. Eu não queria outra coisa. Pus toda a minha força e todo o meu coração nisso, mas eu era muito jovem, solteiro, precisando de uma auxiliar para alcançar meu objetivo, mas só o alcancei quando me libertei dos sonhos pessoais e do trabalho secular, aos 32 anos”.

Foram 13 anos de espera, ressalta o líder espiritual da Universal: “Deus foi me lapidando e passei dificuldades.

Depois que me casei, os problemas financeiros duplicaram e quintuplicaram quando chegaram os filhos. Mesmo assim, nesse período, mantivemos nossa confiança. Acalentamos nossa esperança de um dia ganhar almas. Eu não trabalharia mais para homens, para minha família, para mim mesmo, mas só para meu Deus, servindo-O em tempo integral”.

Durante esses 13 anos, o Bispo manteve a confiança: “eu não tinha ainda a fé de sacrifício total, agressiva, de buscar a posse do que foi prometido. E, nesse período, pus em ação o que Salomão disse em Provérbios 14.26: ‘no Temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para Seus filhos’. No temor ao Senhor, vou obedecê-Lo. Quem O teme, foge do pecado, sabe esperar, não é afoito nem ansioso”.

A firmeza da confiança
O Bispo frisa a palavra “firme” no versículo de Salomão: firme confiança. Se ela falha, tudo o que foi alcançado pode ser perdido. Quem não está firme na fé volta para as armadilhas do pecado, que o afastam de Deus e, longe dEle, como ter força para proteger o que foi alcançado e manter suas bênçãos? Impossível!

Conforme explica o Bispo Macedo, os pecadores também alcançam o que querem, mas, via de regra, conquistam de forma incompleta ou perdem a conquista logo depois. Por exemplo: muitos se casam, mas, por não terem o direcionamento de Deus, o relacionamento é conturbado. Outro exemplo são os que são curados de doenças graves, mas, sem a obediência, há o medo de que a enfermidade volte. Há ainda os que conseguem um bom emprego, mas, sem a disciplina na fé, caem em armadilhas como a vaidade ou a ganância e perdem o trabalho com o qual tanto sonharam.

Os exemplos de pessoas que têm fé para conquistar, mas não confiança para manter são inúmeros e envolvem todas as áreas da vida. Contudo quem tem confiança e permanece no caminho de Deus conta com a proteção dEle e não defende o que é seu só com a força humana. Se o mal quer alcançar essa pessoa de alguma forma, antes vai ter que enfrentar Deus para chegar a ela – e contra Ele, nada pode.

Entendendo a diferença entre fé e confiança em Deus, reflita sobre como tem sido o seu comportamento. “Não seja como aqueles nove leprosos que, ao serem curados, viraram as costas e foram cuidar de suas vidas. Seja como aquele único que voltou para agradecer ao Senhor Jesus e teve confiança para se manter no caminho do Altíssimo”, recomenda o Bispo Macedo.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images