Faxina comunitária: Jovens ugandenses ajudam idosos abandonados a limparem a casa onde residem

Pesquisa aponta que 30% deles já não conseguem realizar esse tipo de tarefa.

Imagem de capa - Faxina comunitária: Jovens ugandenses ajudam idosos abandonados a limparem a casa onde residem

No dia 7/9, voluntários do programa social Força Jovem Universal (FJU) de Uganda visitaram uma comunidade carente da capital do país, Campala, e ofereceram serviços de limpeza para as pessoas da terceira idade daquela região. Uma pesquisa divulgada pela Centrape – Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas, informou que 30% dos idosos têm dificuldades em realizar tarefas domésticas.

Segundo o responsável pela FJU do país, Ercilio Palange, após as autoridades informarem que no bairro de Makerere Kivulu existiam muitos idosos abandonados pelas suas famílias, imediatamente, os jovens voluntários se propuseram a ajudá-los. “Encontramos pessoas debilitadas, doentes e, consequentemente, com dificuldade para realizar os afazeres diários, deixando eles em situações precárias de higiene”, explicou.

Erlicio relata que muitos também estavam deprimidos, sem esperança de encontrar dias melhores. “Isso nos motivou a oferecer não apenas uma limpeza em suas casas e em suas roupas, mas também um pouco de afeto e dedicação. Por isso, nos comprometemos em visitá-los mensalmente. Ofereceremos, também, outros serviços de acordo com a necessidade de cada um”, afirmou.

Uganda: abaixo da linha da pobreza

Situado na região central do continente africano, o país tem atualmente mais de 32 milhões de habitantes. As altas taxas de desemprego têm levado a maioria dos ugandenses a viver abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de US$ 1.25 por dia.

Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados apenas à minoria da população, o que acarreta altas taxas de mortalidade infantil (72 óbitos a cada mil nascidos) e na baixa expectativa de vida, de apenas 50 anos. Outro fator social negativo se refere ao elevado índice de analfabetismo – 27% dos habitantes com idade superior a 15 anos são analfabetos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom