Farol Libras: voluntários promovem ação em memória ao Dia Nacional do Surdo

O grupo EVG Libras se dedica em ajudar a comunidade surda e em divulgar a Palavra de Deus. Saiba mais

Imagem de capa - Farol Libras: voluntários promovem ação em memória ao Dia Nacional do Surdo

Em um cartaz azul, há os dizeres: “A língua de sinais é para os olhos o que as palavras são para os ouvidos! #setembroazul”.

A frase é uma referência ao “Dia Nacional do Surdo”, celebrado todo 26 de setembro. Por isso, o mês também é conhecido como “Setembro Azul”.

A escolha da cor traz raízes históricas lamentáveis. Pois, durante o regime nazista, as pessoas que tinham algum tipo de deficiência física recebiam uma faixa azul (incluindo os surdos). Embora a memória seja triste, ela representa uma reflexão para toda a sociedade sobre a inclusão das pessoas, não importa quais sejam as diferenças.

E para promover esta data especial, os voluntários do grupo EVG Libras realizaram, no dia 26 de setembro, a ação “Farol Libras”, em várias partes do País.

Com cartazes, panfletos e muita comunicação, o grupo promoveu a conscientização sobre a importância da comunidade surda na sociedade e também mostrou que a Igreja Universal é acessível por meio da língua de sinais.

Libras na Universal

Além de ações como essa, o grupo EVG Libras divulga a Palavra de Deus por meio da língua de sinais em evangelizações e realiza as interpretações e traduções simultâneas durante as reuniões que ocorrem no Templo de Salomão.

Segundo Tuane Tércio, uma das voluntárias do grupo, é importante saber estabelecer um diálogo com essas pessoas também. “Muitos deles são desprezados por não conseguirem se comunicar. Frequentemente, entramos em contato com pais que não quiseram aprender Libras e acabaram tendo problemas com os filhos”, explicou.

Além disso, há jovens desta comunidade que enfrentam problemas com depressão. Assim, o grupo se dedica, igualmente, em ajudá-los.

Acompanhe a página oficial do grupo EVG Libras pelo Instagram e fique por dentro das atualizações.

Confira no vídeo abaixo a história do Eduardo, um dos participantes do grupo, exibida durante a programação “Morning Show”, do dia 21 de março:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Reprodução @grupolibrasoficial/Instagram