Familiares de detentos participam de uma sessão especial de cinema

Voluntários do UNP do Rio Grande do Sul realizam uma exibição do filme "Nada a Perder" e levam mensagem de fé e esperança

Imagem de capa - Familiares de detentos participam de uma sessão especial de cinema

Alcançar familiares de detentos e detentas que se encontram desamparados, não apenas de recursos materiais mas, também, de apoio emocional e espiritual. Foi com esse objetivo, que voluntários do grupo Universal nos Presídios (UNP) do Rio Grande do Sul realizaram uma exibição do filme Nada a Perder – 1ª parte, em uma sessão especial de “cinema em casa”.

Muitos desses familiares ainda não tinham assistido ao longa-metragem, em duas partes, que conta a história do Bispo Edir Macedo e a trajetória da Igreja Universal.

“O filme leva para as famílias esperança e expectativa de vida. Pois, os familiares tomam conhecimento da história do Bispo Macedo — e da Igreja Universal — e conseguem ver o que passou e como venceu. Com esse projeto, conseguimos alcançar, atender e ajudar cada vez mais pessoas”, disse o Pastor Charles Almeida de Aguiar, responsável pelo grupo no estado.

Uma mensagem de fé e esperança

Por isso, no dia 24 de julho último, respeitando todos os protocolos sanitários contra a pandemia de Covid-19, voluntários visitaram algumas famílias que já são atendidas pelo grupo UNP, no bairro Maringá, localizado na cidade de Santa Maria.

“Por meio dessas ações a equipe se sente motivada a realizar o trabalho do grupo. Além disso, ações como esta são muito importantes porque proporcionam uma mudança interior às pessoas alcançadas”, comentou o Pastor Venino Aragão de Souza, responsável pelo trabalho do grupo UNP na cidade de Santa Maria.

A exibição aconteceu em um encontro especial e as famílias receberam pipoca, refrigerante, erva de chimarrão e o DVD do filme. Além disso, os familiares receberam exemplares do jornal Folha Universal e foi realizada uma oração abençoando todos os presentes.

“Foi excelente. Percebi que muitas pessoas nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme no cinema. E muitas absorveram a fé, o espírito da mensagem. Que, a exemplo da história do Bispo Macedo, a gente não deve olhar para o problema, mas buscar soluções. Se fortalecer em Deus, que Ele prepara as nossas vitórias”, disse a voluntária Cristina Kopper, de 59 anos.

Dar valor à vida e ter fé

O grupo, além de levar ajuda material e a Palavra de Deus a quem precisa dentro dos presídios, ainda acolhe as famílias dos detentos. Tanto na porta das instituições quanto em suas casas.

“Poder levar a Palavra de Deus, de fé e salvação, por meio da exibição do filme, foi muito gratificante. Ver a motivação de cada um e a atenção em cada detalhe da história. Eu sei que o Espírito Santo fez uma obra muito grande na vida de todos e que eles vão levar para sempre o ensinamento ali adquirido”, comentou o voluntário Carlos Eduardo Padilha da Silva, de 39 anos.

Uma das pessoas beneficiadas com esta ação foi a agente de limpeza Vera Lúcia, de 42 anos.

“O filme me ensinou a dar valor à vida e não aos bens materiais. Além de ter mais fé e acreditar que a minha vida vai mudar. Bem como a vida do meu filho, dentro da cadeia, para que ele pare de fazer coisas erradas e se torne uma pessoa melhor”, declarou.

Universal nos Presídios

A saber, o trabalho do grupo UNP está presente em países nos cinco continentes. Ademais, no Brasil, em 2020, mesmo durante a pandemia, foram atendidas no total 1,4 milhão de pessoas, entre detentos, familiares e funcionários dos presídios.

Para saber mais a respeito desse trabalho e se tornar um voluntário, acesse a página oficial do grupo Universal nos Presídios no Facebook. Ou, clique aqui, e encontre o endereço de um templo da Universal mais próximo de sua casa e se informe.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas