Família e sociedade: via de mão dupla

Uma participa da formação da outra e ambas se influenciam, em um círculo que pode ser virtuoso ou vicioso, o que requer atenção em todas as esferas

Imagem de capa - Família e sociedade: via de mão dupla

A família é o começo da vida em sociedade para qualquer indivíduo. É nela que ele aprende a se relacionar com o próximo e a respeitar limites, onde aprende que seu direito termina onde começa o do semelhante.

Do outro lado, se a família é o embrião da vida social, a sociedade também a influencia. A mídia, por exemplo, pode educar com bons princípios ou manipular quem consome seu conteúdo com atitudes viciosas, individualistas ou puramente para gerar mais consumidores, independentemente se o que eles consomem lhes faz bem ou mal.

Atenta a esse fenômeno cíclico de causa e efeito, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu desde 1993 o Dia Internacional das Famílias, celebrado em 15 de maio, para debater as questões que envolvem a família na atualidade e propor medidas de suporte.

Desde a Antiguidade
Essa relação família e sociedade não é algo discutido só atualmente. Até o Próprio Deus, sabendo da importância do seio familiar na vida de Seus Filhos, atuou com atenção a isso. Ele escolheu justamente a ocasião de uma festa de casamento para que o Senhor Jesus realizasse o seu primeiro milagre de conhecimento público, transformando água em vinho (João 2.1-11). Um casamento significa o começo de uma família, de uma das muitas células que compõem a sociedade.

O Próprio Messias foi posto pelo Pai para nascer justamente em uma família, na qual Maria e José O alimentaram, aqueceram, cuidaram de Sua saúde e de sua educação. Ele sentiu na própria pele, em família, o que era ser filho, para daí ser cidadão.

Conceito e proteção na Lei
De tão importante, as próprias leis humanas, quando bem cumpridas, têm atenção especial para com o meio familiar, explica o advogado Carlos Ribeiro, de Santo André (SP): “a Constituição Federal do Brasil de 1988 entende, em seu artigo 226, que a família é a base da sociedade. Consequentemente, o Estado tem o dever de protegê-la, como também descrito no artigo”.

Carlos segue: “para efeito da proteção do Estado, é reconhecida em lei a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, assim como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher”.

Segundo o advogado, “à luz da Constituição, tanto o homem quanto a mulher têm direitos dentro de uma relação matrimonial, mas a Constituição abrange o conceito de família quando entende que a união estável é reconhecida entre homem e a mulher como entidade familiar”.

Por isso, segundo Carlos, “todo ser humano tem o direito de constituir uma família harmoniosa a qual o Estado tem o dever de proteger, concedendo todos os princípios fundamentais, como o direito à saúde, segurança, educação e à própria vida”.

No entanto o especialista em leis questiona: “apesar de esses direitos serem teoricamente assegurados pela Constituição em seu texto, na prática não conseguimos ver isso. Uma família bem estruturada deveria significar uma sociedade bem estruturada, uma influenciando a outra. No tocante à educação, por exemplo, temos a cultura, e há interferência negativa com o entretenimento de baixa qualidade que a sociedade deixa passar para as crianças e jovens”.

O Bispo Edir Macedo, em seu blog, levanta a mesma questão: “Deus projetou a raça humana para viver em família. O ser humano pode até viver sozinho, mas será infeliz por fugir do padrão instituído pelo Senhor. Essa estrutura familiar seria a base de todo o desenvolvimento na face da Terra. Todas as conquistas de um seriam as do outro. A família terrena foi projetada para refletir a Família de Deus, mas o projeto Divino como um todo foi corrompido”.

Carlos concorda que o conceito vem sendo deturpado por muitos. “Já aquelas pessoas que conseguem ter uma família bem estruturada à luz da Lei e principalmente à luz de princípios e direcionamentos bíblicos”, segue o advogado, “não ficam restritas somente aos benefícios defendidos e concedidos pela Constituição ou pelo Direito de Família, mas têm o alcance dos benefícios concedidos pelo Próprio Deus, uma família abençoada, bem guardada, próspera”.

Desde o início de maio, a Universal vem promovendo palestras e orações a respeito da família. No próximo domingo, dia 29, qualquer pessoa que quiser poderá comparecer à Universal mais próxima na reunião especial “Toda a Família na Casa de Deus”. Com uma boa estrutura espiritual em Deus, qualquer família é mais forte diante dos problemas que assolam o mundo.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: getty images