Falta de oportunidade ou falta de atitude

Muitas mulheres reclamam que não receberam chances na vida, mas muitas não querem, na verdade, agir em prol disso. Saiba mais

Imagem de capa - Falta de oportunidade ou falta de atitude

Quando ouvimos falar de oportunidade, logo pensamos que apenas algumas pessoas tiveram o privilégio de recebê-la.

Costumamos dizer aos mais bem-sucedidos, por exemplo, que eles só chegaram no patamar em que estão porque receberam uma oportunidade que as outras pessoas não receberam. Mas será que isso é de fato realidade? Será que realmente algumas pessoas tiraram a tal “sorte grande” ou será que elas souberam aproveitar a chance que tiveram para fazer algo benéfico para si mesmas?

A palestrante Cristiane Cardoso tratou do assunto em um de seus vídeos da série Meditação da Palavra em Eclesiastes, disponível na plataforma Univer Vídeo, e disse: “tudo depende do que você tira da oportunidade para você. Se você tem a oportunidade de ser sábia, você vai tirar proveito dela. Por exemplo, uma batalha pode fazer uma pessoa ser forte ou fraca. O forte não é forte o tempo todo. Ele é forte de acordo com o que está acontecendo. Eu sou forte quando tenho que usar todas as minhas forças, quando eu tenho que relevar, quando tenho que perdoar”, exemplificou.

As oportunidades também podem surgir disfarçadas de dificuldades em nossa vida e podem ser aproveitadas. Por exemplo: uma pessoa perde o emprego, fica desesperada, mas depois descobre um talento e abre seu próprio negócio; outra tem seu veículo, que é muito velho, roubado, mas depois adquire um carro zero. Essas são algumas situações difíceis que trazem desespero inicialmente, mas podem fazer a pessoa, em seguida, tomar uma atitude favorável a si mesma.

Cristiane esclareceu que o que ocorre com muitas pessoas não é a ausência de oportunidades, mas sim a perda de muitas delas e cita alguns exemplos: “as pessoas perdem muitas oportunidades na vida, como a de ganhar um favor. Às vezes, você pensa assim: ‘essa pessoa é tão favorecida’, ‘as pessoas fazem as coisas para ela’, ‘ela está sempre perto dos outros’, mas você já se perguntou o que ela fez para obter aqueles favores? Ela aproveitou uma oportunidade, ela foi solícita, ela tomou uma iniciativa que ninguém quis tomar, ela venceu suas inseguranças e sua timidez, ela não recuou, ela foi sincera, etc.”, argumentou.

A Bíblia relata em Gênesis 24.1-26 que, em certa ocasião, Abraão estava velho e precisava encontrar uma esposa para o seu filho, Isaque. Ele então pediu para que seu servo fosse até a sua terra natal e lá encontrasse uma jovem para se casar com Isaque.

Quando o servo encontrou Rebeca no poço, ele pediu água a ela e ela imediatamente deu de beber a ele e ainda pegou água para os camelos do servo. Rebeca aproveitou aquela situação e aquele gesto deu início à partida dela para outra terra, onde ela teve um casamento bem-sucedido e constituiu uma família feliz.

Será que não é isso que está faltando na vida de muitas mulheres? Na verdade, não é a oportunidade que falta a elas, mas a ausência de atitude. Cristiane relatou que “a oportunidade nos faz fortes e gera em nós tudo aquilo que admiramos em outras pessoas. Às vezes, a pessoa não era daquela forma que vemos, mas a oportunidade que ela aproveitou gerou aquilo nela”, afirmou.

Portanto, querida leitora, convido você a analisar quantas vezes faltou a você tomar uma atitude diante de uma oportunidade. Assim, em vez de ver dificuldades em tudo, você encontrará a solução.

imagem do author
Colaborador

Danieli Ribeiro / AntonioGuillem/getty images