Facebook e Twitter perdem valor de mercado após banir Donald Trump

Somando, as duas empresas tiveram uma perda de mais de U$50 bilhões. Entenda

Imagem de capa - Facebook e Twitter perdem valor de mercado após banir Donald Trump

Depois de decidirem banir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suas plataformas, o Facebook e o Twitter viram seu valor de mercado despencar. Somando, as duas empresas perderam U$51,2 bilhões na Nasdaq e na Bolsa de Valores de Nova York.

Com a atitude, o Facebook teve de lidar com a perda de U$47,6 bilhões em seu valor de mercado, enquanto o Twitter viu seu valor cair em U$3,5 bilhões.

Para justificar a decisão de banir o presidente, as plataformas afirmaram que Donald Trump oferece um grande risco de violência. 

“Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue usando nossa plataforma durante este período é simplesmente grande demais”, disse o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

A onda de restrições ao presidente aconteceu após as invasões ao Capitólio, que ocorreram na semana passada. Segundo o Facebook, que também é dono do Instagram e WhatsApp, o presidente estaria incitando a violência e, por isso, não poderia utilizar seus canais “até que a transição pacífica de poder esteja concluída”.

O que está por trás deste banimento?

Mas é importante refletir sobre este banimento de Donald Trump das redes sociais. Pois essa situação acendeu um debate acerca da liberdade de expressão, da transparência e da coerência sobre as diretrizes de moderação. Clique aqui e entenda melhor.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images