Expectativas erradas: o quarto laço do diabo

Confira a mensagem da Reunião dos Discípulos realizada no último sábado, 30 de abril

Na “Reunião dos Discípulos” do último sábado, 30 de abril, o Bispo Júlio Freitas falou sobre o quarto laço que o diabo tem usado para derrubar os servos de Deus: as expectativas erradas.

Ele citou o exemplo dos discípulos Pedro e João que alimentaram expectativas erradas com respeito ao propósito do Senhor Jesus aqui na Terra e, por isso, não acreditaram quando Maria Madalena e as outras mulheres voltaram do sepulcro dizendo que o Senhor Jesus havia ressuscitado.

“E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.” Lucas 24:13

Porque isso é importante:

O Bispo Júlio esclareceu que são as expectativas erradas que causam confusão, tristeza, irritação, dúvida, medo, ansiedade e, consequentemente, nos fará trilhar o caminho de Emaús, uma aldeia localizada a aproximadamente 12 km de Jerusalém, e o caminho para chegar lá é uma ladeira, só descida.

Ou seja, para chegar lá é rápido, uma vez que é só descida. Porém, para voltar, o tempo e o esforço são dobrados.

  • “Espiritualmente não é diferente. Para errar, para perder tudo o que você lutou para conquistar – por meio de jejuns, propósitos, sacrifícios, vigílias – é rápido. Você perde, quando trilha o caminho de Emaús, em poucas horas, em poucas semanas”, disse.

Expectativas erradas na Obra de Deus

Infelizmente, muitos homens e mulheres de Deus têm se perdido por alimentar expectativas erradas com respeito ao seu ministério. Almejam posição, cargo, querem cuidar de um país, de um estado, ser líder disso ou daquilo, quando, na verdade, foram ungidos tão somente para ganhar almas.

Além disso, muitos têm expectativas erradas relacionadas a esta vida: seja na amorosa, familiar, financeira e até na obra de Deus.  E o diabo fica só observando para, então, armar o laço.

  • “E foi o que aconteceu com esses dois discípulos. Eles tinham o testemunho das mulheres que disseram: ‘Eu vi Jesus!’ Mas eles disseram que elas estavam fora de si. Então, Pedro e João vão até o sepulcro e testificam que estava vazio… No mínimo, o que eles deviam fazer? Jesus não falou que ia ser preso, condenado, morto e que ressuscitaria? ‘Então vamos esperar’. Mas o diabo armou o laço, e cai quem não presta atenção, quem não abre os olhos. E eles não abriram os olhos espirituais e saíram de Jerusalém e foram para Emaús. ”
A diferença de quem está na fé e quem está na dúvida:

 “E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.” Lucas 24:13-16

Quando você não está na fé, você fica olhando para o passado, para as perdas, e não para o presente e para o futuro. Em contrapartida, quando estamos na fé, não fazemos perguntas, apenas obedecemos, mesmo não gostando ou não entendendo. Escolhemos confiar.

Expectativas erradas causam cegueira espiritual:

Quando o servo de Deus tem expectativas de coisas pessoais, que não sejam espirituais, o diabo arma o laço e os seus olhos espirituais ficam fechados.

A exemplo dos dois discípulos que não conseguiam enxergar que estavam no caminho errado, na direção errada, que o lugar deles era em Jerusalém.

O motivo da sua tristeza:

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? Lucas 24:17

Você está triste por que ainda não se casou? Um ente querido faleceu? Sua família não se converteu? Sua vida financeira está amarrada? Seu marido a abandonou?

Veja o que o Bispo Júlio diz:
  • “Se você está em dia com Jesus, está na fé, obedecendo ao seu Senhor, então não tem motivo para se entristecer, tem motivo para se revoltar! Se entristecer é para quem toma o caminho de Emaús e se afasta do altar, e com o passar dos dias, vai de mal a pior! E quando menos espera está fora da igreja e da presença de Deus”.

E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.  E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Lucas 24:18-21

Conclusão:

Eles estavam com a expectativa errada de que Jesus livraria Israel da opressão dos romanos, quando Ele tinha vindo para libertar e salvar a alma, dar ao ser humano o privilégio de deixar de ser criatura e se tornar filho de Deus.

Isso não significa que você não pode lutar por uma família abençoada, para ter saúde e prosperidade e ser feliz na vida amorosa. Obviamente, que você pode ter tudo isso, mas o que você não deve – enquanto discípulo, que se dispôs a servir a Deus – é criar expectativas em relação a estas coisas e a tudo que diz respeito a esta vida.

Assista à reunião na íntegra, clicando aqui.
imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: iStock e Reprodução