Exclusivo para menores de idade

Conheça o trabalho da Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI), que recebe milhares de crianças e adolescentes todas as semanas na Universal

Imagem de capa - Exclusivo para menores de idade

Semanalmente, cerca de 1.060 crianças de até 10 anos de idade e 80 adolescentes na faixa etária dos 11 aos 14 anos comparecem à Educação Bíblica Infantojuvenil, a EBI, e também ao TF Teen, respectivamente, na Catedral da João Dias, zona sul de São Paulo.

A EBI possui 12 salas entre berçário (que além de berços e carrinhos de bebê conta com poltronas de amamentação para as mães), primário, maternal, júniores e adolescentes e conta com um seleto time de 102 educadoras voluntárias para atender às crianças e sete para atender aos adolescentes enquanto os pais e responsáveis participam das concentrações e palestras que acontecem no salão principal. “Nosso objetivo é levar tanto a criançada como os adolescentes a conhecerem e praticarem a Palavra de Deus e os preparar para o futuro”, pontua Vânia Vale dos Santos (foto abaixo), coordenadora responsável pela EBI local e da zona sul de São Paulo.

O trabalho é realizado a partir de um material com base na Bíblia, preparado exclusivamente para as educadoras. “As voluntárias recebem trimestralmente um manual com toda a orientação e o recurso necessário para desenvolverem suas aulas”, explica a coordenadora.

Durante as aulas, as crianças também assimilam o que aprenderam por meio de desenhos e atividades lúdicas e recebem um lanche preparado com todo amor e carinho pelas voluntárias.

Outras atividades

Além das aulas, a EBI promove algumas programações anuais. O Acampadentro, por exemplo, como o nome já diz, é um acampamento dentro das áreas da EBI. “É uma ideia original para mostrar que ser uma criança ou adolescente cristão é algo delicioso. Promovemos atividades como oração, músicas de louvor e adoração, jogos e brincadeiras, atividades de pintura e artes, refeições e lanches em conjunto com a família da fé”, destaca Vânia.

Outro importante evento, que inclui apresentações de danças e ensinamentos bíblicos, é a Conexão Teen, realizado exclusivamente para os adolescentes e amigos que desejam conhecer o grupo TF Teen.

As Feiras Bíblicas, realizadas por voluntárias e adolescentes englobando algum tema cristão, alcançam crianças, adolescentes e adultos. “Contamos com apresentações, teatros, espaço kids e tendas com exposições explicativas”, diz.

No período de férias escolares a EBI vira Escola Bíblica de Férias (EBF), com aulinhas mais criativas e divertidas, mas sempre tendo como base a Palavra de Deus. Cineminha e um tempo a mais para a brincadeiras são algumas opções que as crianças podem desfrutar.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch