Evidências impressionantes da queda de Saul em Gilgal

O podcast “Fora de Série” desvendou curiosidades indo até Israel

Começando a edição especial em Israel, o podcast “Fora de Série” desta quinta-feira (04), foi até Gilgal com a jornalista Ana Carolina Cury, que entrevistou o historiador e diretor do Instituto Moriah Center, Ariel Horovitz.

Entendendo o território de Gilgal:

Durante a conversa, o historiador Ariel Horovitz explicou detalhes sobre esse cenário especial, palco de diversas passagens importantes do Antigo Testamento.

Localizado ao norte de Jericó e próximo ao Vale do Jordão, ele destacou algumas passagens importantes que teve como local o território de Gilgal. Veja algumas delas:

  • Quando Israel atravessou o Rio Jordão e estava perto de conquistar Jericó, o povo se reuniu em Gilgal;
  • Mais adiante, o território de Gilgal é mencionado na história de Samuel, Saul e Davi, como um local de reunião, de culto e também de sacrifício;
  • E também nos ministérios de Elias e Eliseu.

Relação de Gilgal com a série Reis:

A edição especial do programa faz parte da programação inédita que antecede a estreia da terceira temporada da série Reis, no dia 10 de agosto. Por isso, o historiador ressaltou a importância de Gilgal dentro do contexto da superprodução da Record TV.

“Gilgal foi o lugar onde Samuel coroou Saul como rei. Ou seja, foi um lugar onde todo povo se reunia. Depois, Saul usava Gilgal como lugar de preparação e declaração de guerra, contra os amonitas e os filisteus”, contou.

No vídeo, eles mostram também algumas pedras que estão no mesmo local há mais de 3 mil anos. “Essas pedras são testemunhas mudas de tudo o que aconteceu aqui há 3.300 anos. Ninguém mexeu e está como os sacerdotes deixaram naquela época”, disse Horovitz.

Assista à entrevista completa e conheça mais detalhes sobre Gilgal:

Anote aí:

Para saber os próximos episódios especiais do podcast “Fora de Série”, siga o perfil oficial no Instagram, clicando aqui , e assine o Canal no Youtube e ative as notificações, clicando aqui. O podcast “Fora de Série” vai ao ar às terças e quintas-feiras, às 19h, no Youtube e depois fica disponível no Spotify e nas demais plataformas de áudios. 

E não perca a estreia da terceira temporada da série Reis: A Rejeição, que estreia no dia 10 de agosto na tela da Record TV

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução