EVG proporciona fim de ano especial
Milhares de brasileiros receberam auxílio dos projetos sociais
Mais de 180 mil famílias foram beneficiadas pela Virada Solidária, campanha realizada pelo programa social Unisocial EVG durante o mês de dezembro que levou alimentos a brasileiros que estão em situação de insegurança alimentar. A ação ocorreu em mais de 2.400 cidades e contou com a participação de mais de 30 mil voluntários.
Somente na cidade de São Paulo foram doadas mais de 700 cestas básicas – cada uma delas com 15 quilos de alimentos não perecíveis. Também foram distribuídos mais de mil cachorros-quentes e oferecidos serviços estéticos, como manicure e cabeleireiro; de saúde, como aferição de pressão arterial e medição de glicemia; e orientação jurídica. Todos gratuitamente.

Filipe Santos, responsável pelo grupo EVG Universal, relatou como foi a experiência: “sabemos que a fome tem pressa, que ela não espera, e que a pessoa não escolheu viver nessa situação. Quando nos unimos em favor do próximo, o que acontece é que conseguimos proporcionar a ele um final de ano com qualidade. As pessoas andam tão preocupadas consigo mesmas que muitas outras se sentem invisíveis dentro da sociedade. Quando observamos que a pessoa está precisando de ajuda e fazemos algo por ela, vemos a gratidão no rosto dela”.
Apoio a todos
No Brasil, mais de 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, de acordo com os dados de 2022, os mais recentes, divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Isso significa que 34,5% da população brasileira não sabe se conseguirá realizar refeições durante o dia e, caso se alimentem, os alimentos serão de baixa qualidade nutricional ou em quantidade insuficiente para que se alimentem adequadamente.

Dentre essas pessoas estão as que vivem nas ruas. Segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal organizados por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são 200 mil pessoas vivendo nessas condições no Brasil atualmente, mas o EVG não as esqueceu.
Por meio do programa social Anjos da Madrugada, que presta auxílio justamente a esse público, foi realizada a campanha Ceia Solidária, que reuniu mais de 45 mil voluntários atuando em 1.200 cidades brasileiras em dezembro. Durante a ação foram distribuídas mais de 145 mil refeições, além do oferecimento dos mesmos serviços sociais prestados durante a Virada Solidária e, durante as ceias, a população pôde receber primeiros socorros e tomar banho, algo que, muitas vezes, não tem possibilidade de fazer.

Filipe Santos relata que “essas pessoas hoje em dia se sentem abandonadas, excluídas e que as ações realizadas não são para reforçar a permanência em condição de rua, mas para promover a esperança, para mostrar às pessoas que elas não precisam terminar os seus dias assim e que podem recuperar tanto a família como a dignidade”.
Ederson Manoel Rocha mora nas ruas paulistanas há três anos e comentou o que a iniciativa representou para ele: “significa muito receber esse apoio, principalmente em véspera de Natal, já que não tenho mais vínculo com a família. Para mim, é muito importante”.
*Com informações da Record TV
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo