EVG Libras leva a Palavra de Deus com acessibilidade

Assista à participação de intérpretes deste trabalho no programa "Morning Show" e saiba mais sobre o tour com o grupo no Jardim Bíblico

Imagem de capa - EVG Libras leva a Palavra de Deus com acessibilidade

Os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) são os profissionais que fazem a mediação da comunicação entre ouvintes e surdos, e também que transmitem de forma clara o conteúdo abordado em reuniões, palestras e eventos, além de sessões de cinema e salas de aula.

A saber, os recursos de acessibilidade, como legendagem descritiva e inserção de um intérprete de Libras na tela, são imprescindíveis para a inclusão social.

Recentemente, profissionais que fazem parte do grupo EVG Libras, da Universal, participaram do programa “Morning Show”, exibido pela programação TV Templo. Com apresentação do Bispo Eduardo Bravo, o programa foi ao ar no dia 17 de julho último — às vésperas da data quando se celebrou também o Dia do Tradutor e Intérprete de Libras (26/07).

Logo no início desta participação foi exibida uma matéria sobre o Tour Temático com acessibilidade no Jardim Bíblico, do Templo de Salomão.

O tour guiado pelo sacerdote contou com os intérpretes do grupo EVG Libras, oferecendo acessibilidade aos surdos, para que eles tivessem a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a Palavra de Deus. “Muitos deles já conheciam o Jardim Bíblico, mas não tinham participado do tour acessível e, então, puderam descobrir as histórias (…) Realmente, foi uma experiência de fé e um marco na vida deles”, comentou a responsável pelo EVG Libras, Tuane Tércio.

Confira a matéria abaixo:

Conheça o trabalho do grupo

Durante o programa, as intérpretes do EVG Libras, Tuane Taércio e Pamela Camila, contaram como o grupo surgiu e como é fazer parte deste trabalho. E, ainda, a importância do grupo para garantir igualdade de oportunidade aos surdos que querem ter acesso à Palavra de Deus. Muitas vezes, eles também querem aprimorar seus conhecimentos, interagir e se expressar, uma vez que nem todos têm familiares que se comunicam em Libras.

“Tem sido um prazer e também uma responsabilidade, porque a gente leva a Palavra de Deus a quem não tinha acesso. O Reino de Deus é acessível. Então, quando o surdo chega à Igreja tem que ter alguém ali que vai transmitir a mensagem a ele. Para assim entender que o problema que possa estar passando tem solução. E, que ele pode conquistar a Salvação, pode receber o Espírito Santo, enfim, pode entender a Palavra de Deus”, disse Pamela.

Elas explicaram também como conseguem passar o espírito da Palavra por meio dos gestos e expressões intensas – a mesma fé que o Pastor ou o Bispo passam durante a mensagem, mas usando a conotação de voz. Confira esta participação na íntegra no vídeo abaixo, com acessibilidade em Libras realizada pelas intérpretes durante todo o programa:

Entre em contato com o EVG Libras

É possível saber mais sobre o grupo EVG Libras por meio do WhatsApp (11) 97302-0319 ou pela página oficial no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Demetrio Koch