EVG Libras: alcançando as pessoas por meio da língua de sinais

Conheça o grupo que faz interpretação simultânea nas reuniões da igreja

Imagem de capa - EVG Libras: alcançando as pessoas por meio da língua de sinais

Você sabia que na Universal há o grupo EVG Libras? Os voluntários que fazem esse trabalho atuam durante as reuniões fazendo a tradução simultânea para a língua de sinais e também promovem ações de evangelização com deficientes auditivos.
O Templo de Salomão, localizado na capital paulista, recebe em média 20 pessoas com deficiência auditiva que participam da interpretação simultânea para libras, durante os encontros de segunda-feira (às 18h30 e 22h), terça-feira (às 20h), quarta-feira (às 20h), quinta-feira (às 10h e 20h), sexta-feira (às 20h) e aos domingos (às 6h, 9h30 e 18h).
Para quem precisa desse tipo de ajuda, basta se dirigir aos instrutores – que utilizam uma camiseta que os identifica como voluntários do grupo EVG Libras – na entrada principal do Templo, antes do começo das reuniões.

Curso EVG Libras
O grupo também oferece um curso de Libras, realizado na Catedral do Brás, ao lado do Templo, para aqueles que desejam auxiliar nessa iniciativa.
“O curso funciona todos os semestres. São duas turmas – uma aos sábados e outra aos domingos – com evangelistas, membros que frequentam a igreja já há algum tempo, obreiros e levitas. As aulas e a prática visam ajudar os alunos a se envolver ainda mais com a língua de sinais”, explica a instrutora Thuany Tercio.
Para ela, por meio dessa prática, é possível cumprir também o mandamento do Senhor Jesus de evangelizar as pessoas. “O objetivo é primeiramente salvar. Conseguir ir aos surdos que não vêm à igreja, que não sabem que a interpretação simultânea ocorre durante a semana, ir em busca dos que estão sofrendo”, acrescenta Thuany.
Geraldo da Silva é um dos alunos e afirma que o curso foi um divisor de águas para o relacionamento entre ele e o filho, Maurício, que é deficiente auditivo desde criança. “Nossa comunicação em casa era bem básica. Nos comunicávamos do nosso jeito, não sabíamos usar Libras. Nós começamos a participar das reuniões no Templo de Salomão e depois soubemos do curso. No ano passado, meu filho tentou se suicidar – por causa de problemas que enfrentou na época – e os voluntários da EVG Libras do Templo de Salomão o visitaram no hospital, durante sua internação, e lhe deram todo o apoio. Em consequência disso, começamos a frequentar mais as reuniões na igreja. O Maurício começou a participar também tanto do curso quanto dos encontros. Eu também passei a frequentar o curso para aperfeiçoar o nosso relacionamento e para ganhar almas para Deus”, recorda-se Geraldo.
Ao todo, 200 pessoas iniciaram o curso de Libras no Templo de Salomão e 66 já se formaram.
Para quem deseja obter informações sobre o curso, basta entrar em contato com a Central EVG pelo telefone (11) 2790-1146.
Interpretação simultânea
Além do Templo de Salomão, o grupo EVG Libras também está presente em outras localidades da capital paulista e da Grande São Paulo (Catedral João Dias, Santo André, Osasco, Itaquera e Guarulhos) e no interior do Estado (Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba). Além de atuar também nos demais Estados brasileiros.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Cedidas