Eventos culturais da FJU alcançam cerca de 46,3 mil jovens no exterior

Movimentos voltados à juventude aconteceram em Londres, Panamá, EUA, Canadá, Porto Rico e África do Sul

Imagem de capa - Eventos culturais da FJU alcançam cerca de 46,3 mil jovens no exterior

Ao longo do mês de fevereiro, a Força Jovem Universal (FJU) realizou eventos culturais — com apresentações de música, dança e teatro — e de apoio emocional à juventude em Londres, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e África do Sul. Ao todo, os movimentos beneficiaram cerca de 46,3 mil jovens.

A ação mais recente aconteceu no último sábado (24), especialmente na cidade de Soweto e em outras diversas províncias localizadas na África do Sul. Voltado à promoção da saúde mental, o “Mega Help” reuniu público de 39 mil pessoas — dentre alunos de 201 escolas e 47 instituições de ensino superior, além de comunidades carentes e 151 professores.

“Foi uma experiência maravilhosa. Desde o momento em que cheguei, senti um senso de ‘pertencer’. Foi tudo muito bem organizado e todos foram amigáveis e acolhedores. Me diverti e aprendi bastante. Sou grata por ter a oportunidade de participar e guardarei as memórias pelos anos que virão”, relatou Namhla Ntwasa, que esteve pela primeira vez em um evento da FJU.

De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a África do Sul é o país — de um total de 37 analisados — com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham.

O “Mega Help” contou com apresentações culturais de várias escolas, palestras, guia de profissões, competição de artes com desenhos e pinturas, e ainda teve o “Cantinho do Desabafo”, com voluntários atendendo e prestando escuta qualificada aos estudantes com problemas emocionais.

Pardon Matutu disse que a ação superou suas expectativas. “Foi extraordinário e, além da atmosfera vibrante, foi esclarecedor. Aprendi a ter confiança em tudo o que faço e a deixar pra trás a imagem antiga, focando em melhorar o presente. Anteriormente, vivia com vazio, devido a experiências passadas, mas este evento foi incrivelmente útil; muita coisa mudou para mim, no meu interior”.

Presença da FJU na Europa

Já no continente europeu, a Força Jovem Universal realizou o “V Day”, no Finsbury Park — um bairro bem movimentado de Londres. O encontro, que acontece anualmente, fez uma retrospectiva sobre todo o trabalho desenvolvido pelo programa social em 2023, e apresentou uma programação com performances musicais, momento de reflexão e depoimentos de beneficiados.

A iniciativa, que teve como objetivo ressaltar o potencial dos jovens e incentivá-los a acreditar em seu próprio valor, contou com cerca de 100 voluntários e 1,4 mil pessoas alcançadas.

De acordo com o Relatório Anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela Sapien Labs, o Reino Unido lidera o ranking de pior índice de saúde mental, seguido por África do Sul e Brasil.

FJU em ação na América do Norte e Central

Na América Central, a FJU do Panamá realizou o “Luau FJU” no dia 3 de fevereiro, em três localidades do país. O encontro especial, que beneficiou 900 pessoas, promoveu diversas atividades culturais e trouxe uma mensagem positiva falando sobre o impacto das amizades na juventude.

Em 11 de fevereiro, 5 mil jovens participaram do “YPG Dance Festival”, em 40 cidades dos Estados Unidos — como Los Angeles, New York, Orlando, Las Vegas e Chicago —, no Canadá e em Porto Rico. O evento cultural da FJU teve a colaboração de cerca de 800 voluntários.

Segundo o responsável pela ação, Jean Dias, a iniciativa acontece anualmente e o diferencial é que “os participantes podem desenvolver seus talentos por meio da dança. Também buscamos oferecer atendimento e acolhimento aos que precisavam desabafar”.

“Foi algo inovador, gostei bastante das apresentações, das diferentes danças de todas as eras. Foi uma oportunidade muito legal de jovens de vários lugares poderem expressar seu talento. E, principalmente, gostei da palestra, que me deu uma nova perspectiva para a minha vida. Tenho certeza de que marcou a todos que estavam lá”, relatou Karine Kasabian.

Criada em 1977 pela Igreja Universal do Reino de Deus, a FJU está presente atualmente em mais de 100 países. Somente em 2023, as ações do programa social beneficiaram 3,2 milhões de jovens pelo mundo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom