Evento nacional oferece assistência social a profissionais que enfrentam os desafios das estradas

71% dos caminhoneiros não se veem exercendo a profissão nos próximos dez anos, diz pesquisa

Imagem de capa - Evento nacional oferece assistência social a profissionais que enfrentam os desafios das estradas

O programa social Guardiões da Estrada realizará, neste domingo (10), um evento nacional que prestará assistência a caminhoneiros em terminais de carga e postos de combustíveis nos 26 estados e no Distrito Federal. Estima-se que 12,5 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de doações, serviços gratuitos e suporte emocional.

Com o apoio de 5,2 mil voluntários, a iniciativa levará amparo a motoristas de 522 cidades brasileiras. Nas ações, a depender da condição de cada localidade, serão oferecidos serviços gratuitos como orientação jurídica, aferição de pressão, corte de cabelo, limpeza de pele, manicure e designer de sobrancelhas.

Também está previsto que sejam doadas 5,6 mil refeições, 4 mil kits de higiene pessoal e 7,1 mil exemplares de livros e revistas aos participantes dos eventos.

Nos locais da ação, serão montados espaços exclusivos para que os caminhoneiros recebam, além das doações e prestações de serviços, uma palavra de força e esperança para enfrentar os desafios da vida e da profissão.

Uma pesquisa do Clube da Estrada revelou que 71% dos caminhoneiros não se veem atuando na profissão nos próximos dez anos e 69,6% acreditam que a profissão estará pior daqui a uma década.

Para o responsável pelo Guardiões da Estrada, Filipe Santos, são tantas situações ruins que um caminhoneiro enfrenta que isso “acarreta diversos problemas, como: depressão, ansiedade, estresse, vícios, falta de tempo com a família, problemas financeiros, e ainda a desvalorização do profissional. Tudo isso afeta muito o caminhoneiro”.

“Essa ação que fazemos leva um cuidado muito especial até eles, e também buscamos dar atenção, ouvindo e ajudando-os com uma orientação, proporcionando alívio a todos que estão sobrecarregados e cansados de tantas lutas”, ressaltou Filipe.

No território paraense, uma das principais ações do Guardiões da Estrada — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — acontecerá neste domingo (10), às 16h, na Central de Abastecimento do Pará (CEASA/PA), localizada na capital, Belém. Estima-se que, com o apoio de 30 voluntários, cerca de 80 motoristas de carga pesada sejam beneficiados.

Arnaldo Souza é caminhoneiro há 25 anos e foi uma das pessoas favorecidas pelo trabalho desenvolvido no Pará. “Agradeço a Deus pelo programa, já participei por 3 vezes do evento em diferentes estados”.

“Enfrentamos diversos perigos nas estradas. Já sofri assalto duas vezes, e, em um deles, eu estava com a minha esposa. Na hora que estava em perigo, me lembrei do que ouvi na ação do Guardiões, que deveria pedir socorro a Deus, e assim o fiz, tanto que a tentativa dos assaltantes não deu certo e, mesmo armados, não dispararam contra minha carreta. Eles desistiram e eu segui a viagem. Deus me deu livramento”, relembra Arnaldo.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas