Evento nacional ajuda 86 mil pessoas em situação de vulnerabilidade a levar comida para casa
Serão doados 60,2 mil itens de alimentos não perecíveis e 32,4 mil sacos de hortifrúti neste domingo (17)
Cerca de 86 mil pessoas em situação de vulnerabilidade devem ser assistidas neste domingo (17) por meio do evento “Mercado Unisocial”, que ocorrerá nos 26 estados e no Distrito Federal. Com o apoio de 21 mil voluntários do programa Unisocial, serão distribuídos 60,2 mil itens de alimentos não perecíveis, 42,5 mil peças de roupa, 32,4 mil sacos de hortifrúti e 6 mil kits de higiene, levando amparo e esperança aos mais necessitados.
A iniciativa abrangerá 1,2 mil cidades brasileiras. Uma das principais ações em São Paulo, ocorrerá a partir das 11h30 no bairro do Belém – zona leste da capital – e terá a colaboração de 50 voluntários. No local, aproximadamente 400 famílias carentes receberão doações de alimentos, frutas, legumes e roupas.
Ao menos 50,5% da população da capital paulista, o que corresponde a 5,8 milhões de pessoas, enfrenta algum tipo de insegurança alimentar, de acordo com um estudo realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, em parceria com o Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade, a Unifesp e a UFABC.
Para a viúva Maria Calixto de 77 anos, que mora na região do Brás, a ajuda chegou em uma boa hora. “Ganho um salário mínimo e moro com a minha filha que é deficiente. O que eu recebo só dá para pagar o aluguel e comprar os remédios que uso, e não sobra para comprar os alimentos. Fico contente e grata pela ajuda”.
O responsável pela ação no bairro do Belém em SP, Rafael Pazinato, acredita que a solidariedade é o vínculo que une a humanidade. “Temos atendido muitas pessoas que não têm condições de ter os alimentos básicos do dia a dia em sua mesa, e, por meio do programa, proporcionamos a elas a experiência de fazer sua compra como se estivessem em um supermercado. Todos são tratados com respeito, dignidade e é nítida a felicidade delas ao receber esse acolhimento”.
No Mercado Unisocial, as famílias previamente cadastradas recebem um voucher com uma pontuação determinada, permitindo que escolham os itens conforme suas necessidades. Dessa forma, elas têm a liberdade de selecionar os donativos, sem constrangimentos, como se estivessem em um mercado comum e podendo levar para casa o que mais necessitam.
A voluntária e técnica em informática, Cristiana Sousa, conta que o seu envolvimento nessas ações também impacta em sua vida pessoal. “Quando faço o bem ao próximo isso me traz resultados positivos para a minha mente e bem-estar, me deixando mais feliz”.
Além disso, ela se recorda do caso de uma mãe solo que tinha feito uma cirurgia e não podia sair para trabalhar e levar alimento para seus filhos. “Ela foi beneficiada com o cadastro do Mercado Unisocial e recebeu alimentos durante os meses da sua recuperação”.