Evento leva serviços jurídicos, de saúde e beleza a 18,3 mil idosos

“Movimento Especial” aconteceu em 824 cidades brasileiras no último final de semana

Imagem de capa - Evento leva serviços jurídicos, de saúde e beleza a 18,3 mil idosos

No último final de semana (22 e 23/1), o programa social Calebe realizou o primeiro encontro da terceira idade no ano de 2022, em nível nacional. O “Movimento Especial” aconteceu em 824 cidades brasileiras e beneficiou 18,3 mil pessoas com o oferecimento de serviços gratuitos nas áreas de saúde e beleza e jurídica.

Respeitando todos os protocolos de saúde, o “Movimento Especial” promoveu, em cada localidade, a interação social da terceira idade, estimulando os participantes a se envolverem nas atividades e receberem cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aponta que é possível reduzir os sintomas depressivos e melhorar o estado geral e a saúde mental e física dos idosos com maior convivência social.

“Por conta da pandemia, muitos idosos ficam isolados e, consequentemente, se sentem sozinhos. Em eventos como este, podemos participar de dinâmicas junto com outros membros do grupo”, explica Evanira Oliveira, de 62 anos, que participou do evento em Manaus (AM).

A voluntária Cecília Silva, de 62 anos, também ressalta a importância da convivência social e de como a ação proporcionou um dia diferente. “Eles [os idosos] costumam ficar muito dentro de casa e, nos eventos, se encontram com pessoas de outras regiões, cantam, dançam, dialogam e se divertem, além de receberem a atenção dos profissionais”.

A fim de amparar a terceira idade em suas necessidades, foram oferecidos atendimentos com nutricionistas, dentistas, oftalmologistas, além de testes de glicemia e massagem. Já no cuidado com a aparência, estavam disponíveis os serviços de corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e maquiagem.

O programa disponibilizou, ainda, assistência social e jurídica e retirada de documentos ou orientação para regularizá-los.

Cátia Pereira, de 50 anos, relata que tinha dúvidas referentes aos alimentos que poderiam fazer bem ao corpo e pele. “Tivemos uma excelente palestra com uma nutricionista, que depois me atendeu e orientou sobre alimentação e o hábito de beber água, que também ajuda muito”.

No Templo de Salomão, localizado na zona leste de São Paulo, o “Movimento Especial” aconteceu no sábado (22) e contou com a presença dos cantores Gibi e Leonor.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus em 2011, o grupo Calebe está presente em cerca de 90 países e tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade. Em 2021, 746.376 pessoas foram beneficiadas através das ações sociais desempenhadas pelo programa social.

imagem do author
Colaborador

UNIcom