Evento leva assistência social a 400 pessoas necessitadas em Cabo Verde

Serviços gratuitos nas áreas da saúde e beleza foram oferecidos à população da Ilha de São Vicente

Imagem de capa - Evento leva assistência social a 400 pessoas necessitadas em Cabo Verde

Em alusão ao Dia Internacional da Família — celebrado em 15 de maio — o Unisocial realizou, no dia 14 deste mês, um evento social que prestou assistência a cerca de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade, na cidade de Mindelo, localizada na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

De acordo com o Cadastro Social Único, 12.200 famílias vivem em condição de extrema pobreza em Cabo Verde, arquipélago localizado na região da África Ocidental.

Segundo o responsável pela ação, Mauro Mate, as pessoas lá “têm enfrentado muitas dificuldades, em termos econômicos e sociais, onde o custo de vida é alto e o salário mínimo não atende as necessidades, e muitos, nem mesmo recebem um salário mínimo”.

“A escassez de recursos naturais torna a Ilha de São Vicente muito dependente das outras ilhas em termos agropecuários, agrícolas e isso faz com que muitas pessoas passem fome e sofram de vários problemas. Aqui entra a importância do trabalho do Unisocial na região, para ajudar a diminuir o sofrimento das famílias”, explica Mauro.

A data comemorativa destaca a união, amor, respeito e compreensão necessários para o bom relacionamento em uma família. E foi isso que o programa social quis promover por meio do evento: um momento de união familiar.

O Unisocial ofereceu atendimento médico gratuito e serviços, como aferição de pressão e medição de glicose, além de cuidados com o cabelo e com as unhas.

Cerca de 50 voluntários estiveram envolvidos, desde a decoração do espaço, até a arrecadação de donativos e preparação de um almoço especial servido a adultos e crianças no local.

Para a voluntária Elisabete Santos, esse evento fez uma grande diferença na vida das pessoas. “Um homem estava há meses sem cortar o cabelo, uma mulher há muito tempo não fazia as unhas e cabelo, haviam pessoas que não sabiam o que era sentar à mesa em família para fazer uma refeição tranquila, outros que há muito tempo não iam ao médico. E isto não é porque não querem, mas sim por não terem condições”.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Unisocial atua em favor dos mais desfavorecidos, e somente em 2022, 611.498 pessoas foram assistidas pelo programa social no Brasil e no Exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom