Evento incentiva hábito da leitura em 1,5 mil cidades brasileiras 

2ª edição da “Estação da Leitura” ocorrerá neste final de semana 

Imagem de capa - Evento incentiva hábito da leitura em 1,5 mil cidades brasileiras 

A 2ª edição da “Estação da Leitura” — iniciativa do programa social Calebe, que incentiva o hábito da leitura para todas as idades, mas, especialmente, para os idosos — acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, em 1.573 municípios brasileiros. A estimativa é de que 60 mil pessoas sejam alcançadas.

O evento consiste na mobilização de 9 mil voluntários que se reunirão em praças, shoppings, entre outros espaços públicos, para distribuir exemplares de livros, kits escolares e marcadores de página.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia, ler, praticar atividades físicas e encontrar com amigos pode ajudar a reduzir o risco de desordens neurodegenerativas.

“Ler é um ato prazeroso e muito bom para o desenvolvimento da criatividade e da memória, além de que, amplia o conhecimento de maneira geral. No caso da terceira idade, quando as funções cerebrais começam a diminuir, a leitura vem para ajudar os idosos a prevenir diversas doenças neurológicas, como, por exemplo, o Alzheimer”, explica Valter Pereira, responsável pelo programa social Calebe.

Ele ainda afirma que todos os livros que serão entregues às pessoas estarão cheios de “mensagens que poderão ajudar, e muito, em diferentes áreas de suas vidas”.

O “Estação da Leitura” ocorrerá nos 26 estados e no Distrito Federal, além dos países: Estados Unidos, Guadalupe, Guiana, Ilhas Maurício, Irlanda, Japão, Lesoto, México, República Dominicana e Uganda.

Em 2022, a primeira edição do evento contou com a doação de 158.209 livros em todo o Brasil.

Capacitação da terceira idade 

Além do movimento promovido neste final de semana, o programa social dispõe de outras iniciativas que visam a capacitação da terceira idade. A exemplo do projeto “Ler Escrever”, que oferece aulas gratuitas de alfabetização e cursos profissionalizantes que ajudam na inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Maria de Fátima Rodrigues, de 65 anos, conta que por meio do projeto “Ler e Escrever” em Anápolis (GO), ela tem tido a oportunidade de aprender novamente. “Parei de estudar quando tinha apenas 16 anos. Com tanto tempo sem estudar, eu havia esquecido até mesmo a ordem alfabética”.

Ela afirma que participar das aulas oferecidas pelo projeto tem lhe ajudado com sua memória. “Antes não conseguia realizar algumas atividades porque não lembrava mais. Gostaria que outras pessoas, principalmente da minha idade, pudessem conhecer esse trabalho”.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Calebe proporcionou mais qualidade de vida a 3.335.327 idosos no Brasil e exterior em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom