Evento ‘Back to School’ reúne 13 mil estudantes na Namíbia

Iniciativa ressaltou a importância da educação para o futuro da juventude

No dia 25 de fevereiro aconteceu o “Back to School” (em português, “Volta às Aulas”) – evento da Força Jovem Universal (FJU) que reuniu 13 mil estudantes em nove regiões da Namíbia, país localizado no sudoeste da África. A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância da educação e incentivar cada aluno a ter melhor desempenho nos estudos.

“As condições precárias das escolas e os problemas sociais atingem diretamente os estudantes. Sem uma estrutura familiar, muitos se voltam para o alcoolismo e vício nas drogas. O número de suicídios também tem aumentado drasticamente nos últimos anos devido a depressão, e os estudos acabam sendo deixados de lado”, avalia o responsável pela iniciativa, Luís Valle.

Segundo Luís, a ideia do evento surgiu com a necessidade de ajudar os estudantes que tiveram um desempenho ruim nos estudos em 2022. “Esse encontro proporcionou momentos de reflexão, motivação e conscientização para que os alunos possam ser bem-sucedidos no futuro”.

O “Back to School” contou com apresentações de danças e peças teatrais, que retrataram fatos reais vivenciados pelos jovens e apresentaram uma mensagem de como a pessoa pode reverter uma situação ruim fazendo a escolha certa.

Durante o evento, o voluntário Trevor Nkwazi de 25 anos, compartilhou sua experiência com os outros estudantes, explicando como a FJU o ajudou. “Eu não levava a vida a sério. Me envolvi com más companhias, o que me levou ao vício do álcool e da pornografia, e por fim, acabei não me dedicando mais aos estudos. Perdi completamente o foco, a visão para o futuro, repeti o último ano do ensino médio e não consegui entrar na faculdade”.

“Com a ajuda e a motivação da FJU, aprendi a focar no que é importante para mim e isso me levou a uma mudança completa. Me tornei um jovem visionário e tomei a decisão de fazer o que era certo. Hoje me encontro cursando o último ano de Engenharia Civil e estou indo muito bem nos estudos”, comemorou o jovem.

Além dos estudantes, o evento também reuniu diversas autoridades do país, entre políticos, diretores de escola, professores e policiais nas regiões de Khomas, Oshana, Kavango, Zambezi, Otjozondjupa, Erongo, Omaheke, Hardap e Karas.

A governadora de Khomas, Laura McLeod Katjirua, esteve presente no evento e disse que ficou muito feliz ao ver os estudantes atentos à mensagem transmitida a eles no “Back to School”. “Isso é um sinal de que nossos alunos estão prontos para ouvir, mudar, fazer a coisa certa e investir na educação”.

Criada pela Igreja Universal do Reino de Deus, a FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia. Em 2022, o programa social beneficiou 2.763.547 pessoas no Brasil e no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom