Evento ajuda a manter identidade cultural em jovens gaúchos

Pesquisa aponta que 42% dos brasileiros não participam atividades culturais de sua região

Imagem de capa - Evento ajuda a manter identidade cultural em jovens gaúchos

No próximo domingo (22), o programa social Força Jovem Universal (FJU) realizará a 3ª edição do Cultura Show – semana Farroupilha, no teatro Dante Barone, localizado em Porto Alegre (RS). O objetivo do evento é estimular o interesse da juventude em valorizar a cultura regional. Dia 20 de setembro comemora-se o feriado mais importante do estado – Dia do Gaúcho – data que celebra a Revolução Farroupilha.

A última pesquisa sobre como os brasileiros consomem cultura foi realizada em 2014 de acordo com o relatório do Panorama Setorial da Cultura Brasileira, revelando que 42% dos brasileiros não participam de atividades culturais de sua região, com frequência.

São esperadas mais de 500 pessoas no evento. Apresentações musicais, de dança e teatro serão realizadas por cerca de 200 jovens voluntários, que se empenharão para mostrar cada detalhe da tradição gaúcha.

O Cultura Show – Semana Farroupilha é um evento gratuito e promete surpreender a plateia como nos anos anteriores. “No ano passado, os convidados ficaram impactados ao ver uma apresentação de dança tradicional sendo remontada com a tecnologia, o famoso ‘dançarino de led’”, lembrou o responsável pela FJU do Rio Grande do Sul, Leandro Oliveira.

Revolução Farroupilha

A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha, é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro que teve início em 1835 e terminou em 1845. É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, e um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande, que em 1978 é data foi definida como feriado em todo o estado.

Os ingressos para o evento são limitados. Então, se você tem interesse em participar, compareça na Central Jovem, localizada na Rua Comendador Manoel Pereira, 213 – Centro – Porto Alegre.

Serviço:

Local: Teatro Dante Barone – Praça Mal. Deodoro, 1101 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS

Data: 22/9

Horário: 16h00

imagem do author
Colaborador

UNIcom