“Eu não consigo aceitar o fim do relacionamento”

Uma aluna do Estado de Minas Gerais entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso. Ela é casada há 14 anos e tem dois filhos. Contudo o relacionamento foi marcado por traições e mentiras. Tudo piorou porque o companheiro recebeu uma proposta de trabalho em São Paulo, se envolveu com outra pessoa e abandonou a família. Ele disse que prefere a liberdade ao casamento e não a ama mais. A aluna comentou que sempre foi muito ciumenta e que o marido alega que deu muitas oportunidades a ela. A aluna não consegue aceitar o fim do relacionamento.

ALUNA: Eu acompanho a Terapia do Amor por meio do Univer Vídeo e li o livro Casamento Blindado. Estou nesse relacionamento há 18 anos, sendo 14 de casamento, e tenho dois filhos, um de 5 e outro de 10 anos. Meu casamento foi marcado por traições, mentiras e sempre perdoei meu marido. Recentemente, meu esposo recebeu uma proposta de trabalho em São Paulo. Eu apoiei a ida dele, mas ele se envolveu com outra pessoa, nos abandonou, diz que descobriu a liberdade e afirma que não precisa dar satisfação de nada para mim. Para piorar, ele diz que não me ama mais e quer o divórcio. Eu sempre fui muito ciumenta, nunca confiei nele, sempre o cobrei muito e ele me dizia que eu o sufocava. Eu gostaria que ele voltasse para casa, pois quero uma chance de colocar em prática tudo que aprendi na Terapia do Amor.
Renato – Seu marido é ótimo para acusar você, mas péssimo para reconhecer os próprios erros. Ele está manipulando você e fazendo você se sentir mal pelos erros dele. Eu sei que você tem que aprender, mudar, melhorar como pessoa, mas não caia na conversa de que é culpada pelo fim do casamento.

CRISTIANE – Você errou em dar a ele muitas chances. As pessoas não sabem que perdoar é uma coisa e dar uma nova chance é outra. Você tem que perdoar as pessoas que erram com você por amor a si mesma. Ficar com a pessoa é dar uma outra chance e você disse que já deu várias nesses 18 anos que estão juntos. Como ele sempre aprontou, claro que você ficava obcecada e insegura. Por você estar casada com um homem assim, claro que sempre vai querer saber onde ele está e o que está fazendo porque ele já mentiu e traiu você. Ele não tem compromisso com você, nunca teve e você errou por ter dado várias chances a ele. Seu marido não mudou e continuou fazendo o que sempre fez. O pior é que agora ele culpa você pelos erros dele. O que você deveria ter feito – e ainda pode fazer – é terminar esse relacionamento. Você não vai aceitar voltar com ele enquanto ele continuar agindo desta maneira. Você pode fazer isso ainda hoje. Já que ele falou que não a ama mais, pare de falar com ele. Você tem que falar para si mesma que esse amor está matando você. Você ter se tornado uma pessoa triste e se humilhar para ele só piora a situação.

RENATO– Você tem que entender que perdeu um péssimo marido que trazia muita insegurança e dor de cabeça para você. De certa forma, longe dele, você tem mais paz do que quando estava com ele. Não se perca em razão da ausência dele. Ele só dará valor a você depois de perdê-la, mas hoje ele sente que você está na palma da mão dele. Foque em si mesma, entenda que precisa aprender a se amar, a se dar valor e a se respeitar. Você é mãe dos filhos dele e foi fiel, apesar de tudo o que ele fez. Você está à frente, por mais que ele tenha trocado você. Ele está tendo aventuras. Há coisas em você que podem melhorar, não por ele, mas por você. Você ainda tem vantagens sobre todas as mulheres com quem ele vá se relacionar, mas, se você não se valoriza, imagine ele. Não se preocupe com a reconstrução do seu casamento agora nem se ele vai voltar com o rabinho entre as pernas. Você não pode aceitar esse péssimo marido.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images