“Eu estava na igreja, mas parecia que eu não saía do lugar”

A religiosidade vazia levou Hiane da Silva ao sofrimento e a várias situações difíceis, como uso de álcool e cigarro, más amizades, descontrole emocional e problemas no casamento

Imagem de capa - “Eu estava na igreja, mas parecia que eu não saía do lugar”

Durante quase três décadas, Hiane Pereira da Silva, esteticista de 36 anos, conta que viveu uma existência que não parecia sua. A história dela é marcada por momentos felizes, mas também por muitas cicatrizes que obscureceram suas conquistas e alegrias. Não precisava ser assim, mas levou um tempo para que ela compreendesse o que teria de fazer para que sua vida fosse plena.

Desde a infância, Hiane enfrentou conflitos, que se intensificaram quando sua mãe se afastou da fé. “Na adolescência, eu quis viver do meu jeito e acabei me envolvendo com um traficante. Assustada com aquela situação, minha mãe logo decidiu se mudar para me afastar daquelas amizades”, recorda.

Apesar das dificuldades, Hiane relutava em voltar para a fé. Um dia, para agradar à sua mãe, que tinha retornado para a Igreja, ela compareceu a uma reunião da Universal, recebeu apoio dos jovens e permaneceu por dois anos. “Eu estava fazendo muito, sempre estava nas reuniões e evangelizava, mas não tinha comunhão com Deus. Então, me envolvi com amizades que eu convidava para ir à Igreja e no final das contas me perdi, esfriei na fé e me afastei de Deus. Quando dei por mim, já estava no mundo. Eu bebia, fumava cerca de dois maços de cigarro por dia e usava maconha. Comecei a me prostituir, só usava roupas pretas e saía para festas escondida dos meus pais”, afirma.

Aos 17 anos, Hiane entrou em um relacionamento e sofreu várias traições, mas, mesmo assim, permaneceu com o parceiro e se casou com ele depois.

Ela explica que a relação era cheia de brigas e de infidelidade. Mais uma vez, Hiane retornou à Igreja, mas não se comprometia com Deus. “Acabei vivendo dez anos na Igreja como uma pessoa religiosa. Eu não faltava às reuniões, era dizimista e ofertante, mas nunca me entreguei de fato a Deus”, relata.

DESPERTAR
Com mais de uma década de casamento e já com três filhos, ela se cansou da infidelidade do marido e decidiu se separar. Foi aí que ela percebeu que precisava investir no relacionamento com Deus. “Eu estava na Igreja, mas parecia que eu não saía do lugar, pois o meu interior era o mesmo. Até que um dia compreendi que a minha natureza não tinha morrido”, diz.

Ela, então, recomeçou sua caminhada na fé. “Decidi acabar com aquela natureza nervosa, sentimental, ignorante, arrogante e bruta que existia dentro de mim. Passei a obedecer cada ensinamento de Deus e tinha sede de conhecê-Lo. Até que, ao participar do Jejum de Daniel, me dediquei e recebi o bem mais precioso da minha vida, o Espírito Santo”, lembra. Depois disso, sua vida mudou para melhor.

Hoje, ela garante que é uma pessoa mais paciente com seus filhos e se sente mais forte para enfrentar qualquer situação, pois seu interior foi renovado.

imagem do author
Colaborador

Michele Nascimento / Foto: cedida