Estudo aponta coquetel de remédios eficaz contra a COVID-19

A pesquisa foi feita por 40 cientistas de Hong Kong, com mais de 120 pacientes. Saiba mais

Imagem de capa - Estudo aponta coquetel de remédios eficaz contra a COVID-19

Um estudo, publicado, recentemente, na revista científica britânica The Lancet, apontou que a combinação de três antivirais, aliado a um impulsionador de imunidade, pode auxiliar na recuperação de pacientes contaminados com a COVID-19.

A pesquisa foi feita por 40 cientistas da Universidade de Hong Kong Kwok-Yung Yuen. Os pacientes tratados tinham sintomas leves, foram tratados por 14 dias e apresentaram melhora no quadro após sete dias.

Para os testes, os cientistas utilizaram os medicamentos itovanir e lopanivir, utilizados em pacientes portadores de HIV, com o antiviral ribavirin, droga utilizada em pacientes diagnosticados com esclerose múltipla. 

Os pacientes que foram tratados com o coquetel de medicamentos apresentaram melhoras, em média, após sete dias. Já os pacientes que foram tratados apenas com o medicamento para HIV tiveram teste negativo após 12 dias de tratamento. No entanto, alguns pacientes tiveram efeitos colaterais simples, como náuseas, diarreia e febre.

“A tripla terapia antiviral foi segura e superior à administração de apenas ritonavir e iopanivir, conseguindo aliviar sintomas e encurtar a disseminação do vírus no corpo, reduzindo ainda o tempo de internamento dos pacientes com sintomas ligeiros a moderados”, diz o estudo.

127 pessoas participaram do estudo. Elas foram diagnosticados com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, entre 10 e 20 de março. 

Neste momento em que todo o mundo tem corrido contra o tempo para encontrar uma vacina ou um medicamento eficaz, qualquer sinal positivo pode ser, sobretudo, uma esperança na luta contra o vírus.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty Images