Estudantes que promovem bullying têm relações ruins com a família, aponta estudo

Palestra ensina segredos da comunicação como chave para educação dos filhos.

Imagem de capa - Estudantes que promovem bullying têm relações ruins com a família, aponta estudo

Três em cada dez alunos com a idade de 15 anos afirmam que sofrem bullying ao menos uma vez no mês, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), de 2018. Com o objetivo de alertar os pais para que revejam seus conceitos sobre importância da comunicação com seus filhos, em fevereiro (2), o programa social Escola de Mães realizou a palestra “Comunicação Sem Violência”, Templo de Salomão e nos 26 estados do Brasil.

Em sua apresentação, a psicóloga e responsável pelo programa, Edineia Dutra, ensinou aos pais que gestos, insinuações e um olhar também podem representar uma comunicação violenta. “Os julgamentos além de ofender e distanciar os filhos, eles reforçam uma postura que não desejamos, podendo fazê-los se sentir culpados, com medo ou envergonhados”, explicou.

As maneiras de cada pai e mãe corrigir e impor limites ao filho, mas sem gritos ou xingamentos, foram ensinados. E também atitudes boas e positivas que inspiram e permitem uma comunicação com sucesso, trazendo muitos benefícios para a família.

 Violência na adolescência

O PISA é uma avaliação internacional realizada de três em três anos e mostra o desempenho de alunos de 15 anos de 79 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Entre os alunos dessas nações, 23% relatam sofrer bullying com frequência. Já no Brasil, essa média é maior: 29% afirmam ter sofrido o ato violento.

O programa Escola de Mães tem como finalidade levar às famílias ensinamentos no âmbito do relacionamento familiar. As palestras acontecem todos os meses onde é abordado temas sobre as melhores práticas para conviver, educar e orientar os filhos.

Caso você também tenha interesse em participar das palestras, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

UNIcom