Este vício está causando graves danos à saúde dos jovens

Uma adolescente teve parte do pulmão retirada após longos períodos de uso do narguilé

Imagem de capa - Este vício está causando graves danos à saúde dos jovens

O narguilé é uma espécie de cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado. E, nos últimos anos, ganhou popularidade como substituto do cigarro convencional. Especialmente, entre os mais jovens. Eles acreditam que estes vaporizadores são menos prejudiciais à saúde. Contudo, é um equívoco pensar que o narguilé é menos inofensivo.

A saber, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já apontou que uma sessão de narguilé, de 20 a 80 minutos, corresponde à exposição de componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. As substâncias utilizadas no narguilé, inclusive o tabaco, expelem elementos químicos que causam diversas doenças, como câncer e bronquite crônica.

Leia mais: Estudo realizado pela Universidade de Rochester, em Nova York (EUA), descobriu associação direta entre o uso de vaporizadores e o mau funcionamento do cérebro.

Graves danos à saúde

No Brasil, muitos estabelecimentos comercializam esse tipo de produto para venda ou uso no local. Ademais, o uso de narguilé tem aumentado entre os jovens e causando graves danos. A exemplo de uma jovem, de 19 anos, que descobriu da pior forma os malefícios deste vício.

No mês de junho último, ela teve parte do pulmão retirada em uma cirurgia, por conta de fungos contraídos durante o uso de narguilé. Semelhantemente, outro jovem, de 20 anos, também passou por duas cirurgias no pulmão depois do diagnóstico de pneumotórax.

Assista à matéria exibida no programa “Fala Brasil”, da Record TV:

Cura para os vícios

Bem como acontece com qualquer outro tipo de droga, o vício em narguilé acarreta graves danos à saúde física — efeitos nocivos permanentes em diversas partes do organismo.

Além disso, causa também prejuízos emocionais e na vida pessoal do dependente, que muitas vezes perde, até mesmo, oportunidades profissionais. Ademais, deixam de conquistar seus sonhos e acabam sem o respeito da própria família.

Se você quer se livrar deste mal que o aflige e obter ajuda nesse processo de mudança, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. A reunião é dedicada especialmente a quem busca a libertação da dependência, seja ela qual for.

O Tratamento é procurado por milhares de pessoas que sofrem as consequências dos vícios há muitos anos. E, que já buscaram ajuda em diversos locais, porém não obtiveram resultado positivo. Clique aqui e saiba onde e quando participar.

A saber, acesse também o canal do Tratamento Para a Cura dos Vícios no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock