Este tipo de pessoa nem Deus pode ajudar

Imagem de capa - Este tipo de pessoa nem Deus pode ajudar

Deus procura sinceridade para ajudar qualquer pessoa e podemos entender essa característica como transparência. Mas o que existe no coração de uma pessoa quando não há transparência? Se ela não é transparente, o que é, então?

É fingida, hipócrita.

A pessoa que não é transparente mente para si mesma e, assim, fica excluída de receber a ajuda de Deus – não porque Ele não quer ajudá-la, mas porque Ele não pode alcançar o interior dela. Ela é como os fariseus – o único grupo de pessoas que Jesus não teve como ajudar. Eles viviam por trás de um teatro religioso e se valiam da posição que ocupavam para fazer o que quisessem longe dos olhos das pessoas, mas não longe dos olhos de Deus.

As palavras que os fariseus ouviram do Senhor Jesus foram as mais duras que Ele já havia falado: “raça de víboras, como podeis vós dizer coisas boas, sendo maus? Pois, do que há em abundância no coração, disso a boca fala”. (Mateus 12.34). Jesus ainda disse em Mateus 23.27: “vocês são como sepulcros caiados, sendo por fora belos, mas por dentro são podres”. Deus não tem tempo para essa categoria de pessoa. Ela insulta ao Senhor e julga que pode enganá-Lo, mas Ele sabe tudo o que está nela.

É preciso entender que quem pensa que engana a Deus está em um estado espiritual pior do que o de um ladrão, uma prostituta ou quem quer que tenha cometido um pecado atroz. E uma pessoa que vive no pecado não consegue fugir dele, pois onde ela for ele estará sempre com ela.

Muitas pessoas tentam se eximir de uma culpa dizendo a si mesmas que não fizeram nada de errado, mas Davi fez diferente. Ele queria a justiça de Deus. No Salmo 51, ao confessar seu pecado, ele disse: “tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que é mal à Tua vista, para sejas justificado quando falares, e puro quando julgares”. (Salmo 51.1-4).

E você: tem se preocupado em ser transparente com Deus? Porque, se não houver sinceridade, Ele não pode ajudar você porque a sua hipocrisia não deixa.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: getty images