Esquerda no poder: Censura na Venezuela e perseguição na Nicarágua

46 rádios foram fechadas na Venezuela, a CNN teve sinal cortado na Nicarágua e padre foi preso. Entenda

Imagem de capa - Esquerda no poder: Censura na Venezuela e perseguição na Nicarágua

Países onde a esquerda está no poder acumulam notícias de censura à imprensa e perseguição a cristãos. Na Venezuela, rádios foram tiradas do ar, e na Nicarágua, o canal da CNN en Español teve o sinal interrompido. Além de um padre ter sido preso na última semana.

Atualize-se rapidamente:

Na Venezuela, o Colégio Nacional de Jornalistas (CNP) denunciou neste sábado (15), que 46 estações de rádio em sete estados do país foram fechadas e tiradas do ar pelo regulador de telecomunicações nos últimos quatro meses. Além do fechamento, os equipamentos de transmissão foram apreendidos.

  • “Estamos preocupados, porque isso representa um novo ataque do governo à sua chamada hegemonia da comunicação, que está cada vez mais se aproximando dos poucos meios de comunicação restantes”, disse a secretária-geral do CNP, Delvalle Canelón.

Já na Nicarágua, desde setembro, o canal da CNN en Español teve o sinal interrompido sem nenhuma justificativa do governo.

  • “Acreditamos no papel vital que a liberdade de imprensa desempenha em uma democracia saudável. Hoje, o governo da Nicarágua desativou nosso sinal de televisão, negando aos nicaraguenses notícias e informações de nossa rede, na qual eles confiam há mais de 25 anos”, disse a emissora em comunicado oficial.

Ainda na última quinta-feira (13), a ditadura da Nicarágua prendeu um padre, que até o momento está com o paradeiro desconhecido. Ele se chama Enrique Martínez Gamboa, da paróquia Santa Martha.

  • “Os sacerdotes e a Igreja Católica exigem sua libertação e o fim da perseguição contra a Igreja e o clero. Justiça, liberdade e democracia!”, escreveu o padre Uriel Vallejos, em denúncia no Twitter. 
O que você precisa saber:

A Venezuela vive uma crise econômica e humanitária, com uma forte instabilidade política desde a morte do ditador esquerdista Hugo Chávez. Agora, o país é comandado pelo seu sucessor, o também comunista Nicolás Maduro, que leva o povo venezuelano cada vez mais a um estado de decadência.

Já a Nicarágua está sob o governo esquerdista e autoritário de Daniel Ortega, que está em seu quinto mandato como presidente, sendo o quarto consecutivo. Vale lembrar que ele, inclusive, recebeu apoio de partidos de esquerda brasileiros, como o PT e PCdoB. Sendo saudado pelo amigo Lula, candidato à Presidência do Brasil nessas eleições.

Vale observar:

Durante o programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, desta segunda-feira (17), jornalistas e comentaristas políticos falaram sobre o perigo do avanço esquerdista na América Latina. Veja:

  • “Eu tenho nojo de ditadura, porque ela oprime, ela agride e ela vai contra qualquer possibilidade do país crescer e gerar riquezas para todos. Há uma tentativa de ‘esquerdisar’ todo o nosso continente e a gente vê no mapa que há essa tendência”, disse o jornalista José Maria Trindade.
  • “Aqui no Brasil já temos sinais da Imprensa sendo perseguida, como a  Jovem Pan, a Revista Oeste, Brasil Paralelo e Gazeta do Povo. Mas nem podemos falar da amizade muito bem documentada entre Lula e esses ditadores, que não querem que a imprensa livre fale”, destacou a comentarista política Ana Paula Henkel.

Notícias recentes da Venezuela e Nicarágua:

Meu herói venezuelano

Você se lembra da “prece” venezuelana “Chávez Nuestro”?

Nicarágua aprova lei para controlar produção cinematográfica e audiovisual

O que acontece na Nicarágua serve de alerta para o Brasil

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução Agência Brasil