Espírito Santo recebe ajuda humanitária da Universal após fortes chuvas

“SOS Mimoso do Sul” começou no domingo (24) e mais doações chegam na terça (2)

Imagem de capa - Espírito Santo recebe ajuda humanitária da Universal após fortes chuvas

Desde o último fim de semana, 23 e 24 de março, o Espírito Santo é atingido por temporais, que desalojaram ao menos 20 mil pessoas e provocaram 20 mortes — e a semana seguinte começou sem descanso para os moradores de 13 municípios do estado. O mais devastado é Mimoso do Sul: a cidade tem cerca de 10 mil desalojados e 18 mortos. Por isso, todos os programas sociais da Igreja Universal do Reino de Deus se organizaram para prestar pronta ajuda humanitária à população local.

Já no domingo (24) e, posteriormente, na quarta-feira (27), a Universal promoveu duas iniciativas dentro da ação social “SOS Mimoso do Sul”, colocando 300 voluntários a serviço de quem foi impactado pelas tempestades. Nessas ocasiões, ao todo, foram arrecadadas e doadas 5 toneladas de alimentos não perecíveis, 4 mil litros de água mineral, 30 colchões e 300 kits de higiene para as vítimas. Também houve a distribuição de roupas, toalhas, calçados e roupas de cama, como lençóis e cobertores. No total, já foram beneficiadas mil pessoas.

Auxílio que segue

Responsável pelo trabalho em Mimoso do Sul, Jailson dos Santos destaca a mobilização conjunta dos programas sociais da Universal e avisa: a ajuda vai continuar. Na terça-feira (2), outro caminhão deve chegar à cidade. Até o momento, os donativos incluem mais 1 tonelada de alimentos não perecíveis, mil litros de água mineral, 20 colchões — e até fogões e geladeiras, a fim de acudir a população.

O efeito dos temporais sobre os habitantes de Mimoso do Sul, conta Jailson, é grave: “Devido às perdas materiais, eles se encontram com dificuldades para acreditar no amanhã, sem saber o que fazer. A maior dor, porém, é daqueles que perderam familiares”, reflete.

Marcos Costa, 43 anos, se ofereceu como voluntário na iniciativa — e entende ser gratificante ter a oportunidade de auxiliar o próximo. “Especialmente, amparar aquelas pessoas que perderam tudo. Podemos mostrar a elas que existe, sim, a chance de um recomeço”, diz o promotor de vendas. E conclui: “A cidade está cheia de lama, mas estamos prontos para enfrentar as dificuldades e ajudar os necessitados”.

Por fim, Jailson informa que, quem quiser contribuir com a ação humanitária no Espírito Santo, pode continuar a fazer suas doações em qualquer templo da Universal no estado.

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom