Entrelinhas: Celebração de Casamentos
Acompanhe o programa que foi ao ar no domingo, 9 de março, e saiba mais
O programa Entrelinhas, do dia 9 de março, com apresentação do Bispo Renato Cardoso, acompanhado de sua esposa Cristiane Cardoso, abordou e refletiu sobre o tema “casamento”.
Nos dias em que vivemos, muitos acreditam que o casamento é uma instituição falida. Pesquisas indicam que, nos últimos anos, o número de casamentos caiu e o de divórcios aumentou. No Brasil, em 2024, o número de divórcios bateu recorde e chegou a 420 mil, segundo o IBGE.
Mas, enquanto alguns fogem do altar, outros garantem que a vida dois tem suas vantagens. O casamento pode até não ser um conto de fadas, mas, apesar dos problemas e das dificuldades do dia a dia, com amor, respeito e parceria é possível construir um relacionamento feliz e duradouro.
O que eles disseram:
“As pessoas precisam entender que o casamento para funcionar tem que ser a três: o marido, a mulher e Deus. Não tem outro jeito. Se você tira Deus dessa equação, então, em algum momento, vocês vão chegar em um embate. Um não vai concordar com o outro e não vai ter juiz para desempatar isso. Mas quando tem Deus ali, quando vocês estiverem assim nesse embate, não é nem você nem ela, nem um nem outro, é o que Deus diz. Ele é o juiz, Ele é o Pai, Ele é o que direciona. E se vocês dois estão submissos a Ele, sempre vão conseguir chegar a um acordo, mesmo quando vocês têm opiniões diferentes, porque não vão concordar com tudo sempre”, pontuou o Bispo Renato.
- “As pessoas têm que parar de tentar resolver os seus problemas com a força do braço. A ajuda que precisa não vai achar em outra pessoa, só em Deus (…) Casamento você tem que fazer, não pode só sentir. Por exemplo, você ama a sua esposa ou seu marido? Como? O amor tem que ser no dia a dia, não é só aquele amor que você falou que tinha quando se casou. Tem que mostrar todos os dias. Por isso que o casamento é uma coisa que é viva. Hoje (eu e o Renato) estamos bem, mas se começarmos a deixar de fazer um pelo outro, não vamos ficar bem. Não é automático. Eu faço a minha parte, ele faz a parte dele, nós mostramos o amor um pelo outro”, ressaltou Cristiane.
Após anos de casamento, ainda faltava alguma coisa:
Durante o programa, a designer gráfica Aleksandra e o médico Rogério Gomes falaram sobre o seu casamento que completou 15 anos.
Em 2016, após 6 anos de relacionamento, eles enfrentaram a primeira crise. Rogério se dedicava somente ao trabalho e deixou a esposa e as duas filhas de lado. Então, Aleksandra, que entregava tudo de si à família e à casa, cogitou o divórcio. Para Rogério, aquilo caiu como uma bomba. Era o sinônimo do fracasso. Buscou até mesmo fazer psicanálise. O que, segundo ele, ajudou mas não resolveu, porque sempre sentia que faltava alguma coisa.
- Em 2024 chegaram às palestras da Terapia do Amor. Eles conheceram a Universal durante uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, quando se hospedaram na casa de parentes do Rogério que são obreiros da Igreja e os convidaram para ir a uma reunião.
- Depois disso, de volta ao Brasil, começaram a participar das reuniões – se batizaram nas águas – e a buscar o Espírito Santo, o que aconteceu em dezembro passado. Entenderam que, com o Espírito Santo, eles têm mais discernimento para resolver os problemas do dia a dia, mais resiliência e paciência um com o outro. Além disso, o casal aprendeu também não só a olhar os defeitos do outro, mas a olhar para dentro e a cuidar de si primeiro.
- Hoje, eles têm clareza sobre o que faltava em suas vidas: Deus. E aprenderam que o relacionamento é um exercício diário, onde os problemas existem, mas com o direcionamento dEle, você sabe o que fazer para mantê-lo bem.
Aleksandra e Rogério também decidiram se casar na “Celebração dos Casamentos” que acontece no próximo dia 1º de maio, no Templo de Salomão.
Clique na imagem abaixo e confira o programa na íntegra:
Celebração dos Casamentos de 2025:
A Celebração dos Casamentos de 2025, que acontecerá em 1º de maio no Templo de Salomão, é a oportunidade perfeita para você e seu parceiro(a) se unirem oficialmente perante Deus, começando o novo ano com uma decisão que mudará suas vidas.
Clique aqui e saiba mais. O prazo para inscrição é até o dia 16 de março.