Entrelinhas abordou a verdadeira solução para os traumas do passado

Confira esse grande ensinamento

Imagem de capa - Entrelinhas abordou a verdadeira solução para os traumas do passado

O programa Entrelinhas abordou, na noite de domingo (16), temas delicados como abuso sexual, vícios e traumas, oferecendo apoio e cura por meio de histórias de superação e aconselhamentos.

O que destacar

Uma matéria inicial mostrou que rostos conhecidos do público evidenciam que a dor do abuso não escolhe idade, classe ou profissão.

Na sequência, relatos de famosos e anônimos que sofreram abusos mostraram como enfrentam as consequências dos traumas em suas vidas, como Sander Mecca, vocalista da banda Twister, e a jornalista Michelle Barros.

Dados alarmantes

  • Esses não são casos isolados. Segundo a Agência Brasil, no País, a cada 24 horas, 100 crianças sofrem violência sexual. Mais da metade das vítimas (51%) tem até cinco anos de idade.
  • Contudo, esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7,5% dos crimes chegam a ser denunciados.
  • O fato é que o sofrimento gera consequências futuras das mais variadas formas, a exemplo dos vícios.

O que foi dito durante o Entrelinhas

Durante o programa, Bispo Renato Cardoso disse que a intenção do Entrelinhas não era apenas abordar o sofrimento, a dor e o abuso, mas, principalmente, falar da cura para tudo isso.

Nesse ínterim, o Bispo Adilson Silva, que também participou nos estúdios, disse:

  • “Quando a gente fala de trauma que atinge a alma é muito pior do que aquilo que atinge o corpo. Aliás, tem pessoas cujo corpo nem guarda mais marcas do que aconteceu, mas a alma está ferida”.

Ademais, Bispo Renato salientou:

  • “Se você quiser ficar livre disso, você tem que buscar uma limpeza da alma, do seu interior, do seu coração.”
  • “A única forma de a pessoa mudar é passar por uma transformação interior, uma cura interior; não tem outra forma de lidar com isso. Mas é preciso que a pessoa entenda que a cura para isso está no interior; não é mudar de casa, nem sair da casa dos pais para morar sozinho.”

Quem passou por isso

Na oportunidade, a empresária Thairis Martins contou como foi vítima de muitos desses problemas, inclusive um estupro aos 11 anos de idade, prostituição e, sobretudo, como ela realmente venceu tudo isso.

  • “Eu tive uma infância atribulada, porque meus pais brigavam muito. Mutuamente se traíam, se agrediam física e verbalmente, e eu cheguei a presenciar momentos em que via meu pai cortando as roupas da minha mãe. E ali já foi gerando um trauma na minha mente.”

Assim, posteriormente, eles se separaram e Thairis foi morar com a avó. Nesse período, aos 11 anos de idade, foi abusada sexualmente.

  • “Eu era uma criança gentil, educada, obediente e, ali, eu passei a ser o contrário. Após o estupro, eu passei a me automutilar, não querer mais ir à escola, obedecer. Achei que não tivesse jeito para mim. Passei a ver vultos, ouvir vozes. Eu me tornei uma pessoa negativa, de mau caráter, mentirosa e enganadora.”

Thairis disse que as coisas foram só piorando, como vícios em drogas e bebidas. Aos 13 anos, ela voltou a morar com a mãe biológica, mas a dor continuou. Inclusive, começou a se prostituir. Ela carregava um sentimento de revolta e não tinha vontade de viver.

A mudança

O problema de Thairis estava na alma. Contudo, a vida mudou verdadeiramente quando ela teve um problema de saúde grave, aos 20 anos, em que sofreu desmaios. No último deles, ela tentava mexer os braços e as pernas, mas eles não se movimentaram.

  • “A minha alma entrou em desespero. Ali, eu lembrei de oportunidades que tive de ouvir falar de Jesus. Foi o meu fundo do poço, pois, se eu morresse ali, seria um ponto final. Na minha mente, eu fiz uma oração.”

Passados alguns dias, ela recebeu um convite para ir à Universal e aceitou, pois havia se lembrado do voto que fez com Deus. A cada reunião, foi se libertando, abrindo mão dos vícios e de tudo que tirava sua paz. Batizou-se e foi em busca do Espírito Santo. Hoje, ela sabe o que é ser uma pessoa feliz. Casada com um homem que a respeita.

  • “Só tenho a agradecer”, enfatiza.

Não sofra mais

Você não precisa sofrer sozinho e calado. Busque agora mesmo ajuda para a sua vida. Caso prefira, você pode falar anonimamente com um dos atendentes na Central de Atendimentos. Entre em contato pelo telefone (11) 3573-3535.

Outras notícias

O programa também destacou notícias da semana, incluindo uma explosão em um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo e os avanços na robótica industrial na China, com a produção de robôs humanoides.

A Caravana da Fé também visitou seis cidades em Minas Gerais, levando mensagens de bênção e transformação por meio de encontros e palestras sobre relacionamentos e fé.

Confira o programa Entrelinhas na íntegra

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Reprodução