Entre migrações e diásporas: o povo judeu pelo mundo

Em busca de uma terra prometida, expulsos de seu território, perseguidos por outras nações ou ansiando por um lugar livre para expressar sua fé, os judeus migraram entre os continentes, sempre carregando o desejo de retornar à sua terra ancestral

Imagem de capa - Entre migrações e diásporas: o povo judeu pelo mundo

Os judeus descendem de Abraão, Isaque, Jacó e das 12 tribos de Israel. Tudo começou cerca de quatro mil anos atrás, quando “o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei” (Gênesis 12.1). Partindo da Mesopotâmia rumo a essa terra, o povo escolhido migrou constantemente pelo mundo.

“E por que tantas mudanças?”, alguns se perguntarão. A coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo, Ilana Iglicky, responde: “os movimentos migratórios que permeiam a história judaica, geralmente, são motivados por perseguições e expulsões. A exemplo da expulsão dos judeus da Terra de Israel (Judá) pelos romanos após a destruição do Segundo Templo, a expulsão da Espanha e de Portugal na época da Inquisição ou quando muitos fugiram dos pogroms do Leste Europeu, do Holocausto e das perseguições aos judeus nos países do Oriente Médio”.

No Novo Mundo (Brasil), a presença dos judeus remonta aos tempos da colonização, sempre contribuindo para a formação social, cultural, econômica e política do País. O Brasil também contribuiu para a criação do local que os judeus podem chamar de “nossa terra”. Saiba mais no infográfico.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Arte: Edi Edson sobre fotos gettyimages, Demetrio Koch e rerodução