O que significa temer a Deus?

Sem temor é impossível renunciar os desejos da carne e manter o coração limpo diante das injustiças

Imagem de capa - O que significa temer a Deus?

É comum as pessoas relacionarem temor ao medo. Contudo o temor que a Bíblia se refere está relacionado a um profundo respeito e reverência a Deus. No temor a Deus está a verdadeira sabedoria.

Ao contrário do que muitos acreditam, a pessoa sábia não é aquela que tem um vasto conhecimento, que é culta e tem uma inteligência fora do comum, mas sim aquela que teme a Deus.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10

Para a escritora e colunista Núbia Siqueira, temor é o freio espiritual que faz com que a pessoa se afaste do pecado e de tudo aquilo que Deus abomina. Quando você O teme, respeita e obedece a Sua Palavra.

“Temor não é ter medo de Deus. Quando a gente tem medo de uma pessoa a gente se afastada dela, a gente não fica à vontade perto dela. Então, Deus não quer isso, muito pelo contrário, Ele quer que você O obedeça. Ele convida o tempo todo na Palavra a nos aproximarmos dEle”, esclarece e colunista.

Em seu blog, o Bispo Edir Macedo explica que  o que faz a pessoa se manter íntegra mesmo diante das tentações não é o tamanho da fé e nem o conhecimento bíblico que possui, mas o temor para com o Altíssimo. Sem temor não é possível manter o coração limpo diante das injustiças, traições e calúnias. Pois, somente o temor é capaz de nos fazer renunciar os desejos da carne.

Contudo, o “Espírito de Deus tem capacitado Seus verdadeiros filhos a terem uma conduta íntegra, reta e temente, a ponto deles fugirem do pecado”, diz.

O que fazer?

Então, o que fazer para adquirir esse temor?  Antes de tudo, é preciso que haja dentro de si o desejo sincero de agradar a Deus e fazer a Sua vontade. Se existe, então faça dEle a sua prioridade, busque-O diariamente por meio de orações e jejuns.

Quando você faz isso, o próprio Deus, vendo sinceridade na sua entrega, fará vir sobre você não só o Espírito de Temor, mas a plenitude do Seu Espírito, conforme descrito no livro de Isaías:

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2

Se você deseja a plenitude do Espírito Santo dentro de você, mergulhe no propósito do Jejum de Daniel, o período mais oportuno para buscá-lO e recebê-lO. O Jejum de Daniel teve início no dia 21 de março e terminará no dia 11 de abril. Comece agora mesmo!

Clique aqui e saiba o que é e como participar.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images