Entenda as situações que causaram a ruína do reinado de Saul

O historiador e arqueólogo Rodrigo Silva explicou tudo durante o podcast Fora de Série

Imagem de capa - Entenda as situações que causaram a ruína do reinado de Saul

Quando o povo de Israel pediu a Deus um rei, Ele escolheu Saul por um motivo. Durante o podcast Fora de Série, o historiador e arqueólogo Rodrigo Silva explicou sobre a escolha de Saul como rei e o que causou a ruína do seu reinado.

O que analisar:

No bate papo com a jornalista Ana Carolina Cury, Rodrigo esclareceu que Saul não era um homem arrogante, pelo contrário, suas atitudes descritas na Bíblia provam que ele era humilde, respeitoso, fiel e um homem de família. Porém, algo dentro dele não estava bem resolvido.

“Os traumas mal resolvidos causaram consequências em Saul. Então, todo oprimido, quando passa a ter poder, tende a se tornar um opressor, se não souber se resolver consigo mesmo e com Deus. Foi isso que aconteceu com Saul, que acabou caindo espiritualmente e parou de ter sua comunhão com Deus”, explicou o historiador.

Elementos que causaram a ruína do seu reinado:

Desta forma, Rodrigo ressaltou dois elementos que causaram a queda e ruína do primeiro rei de Israel. “A queda de Saul veio aos poucos, ele foi fazendo pequenas concessões, até que ocorreu duas situações que resultaram na sua queda. E isso foi percebido nas mudanças em seu comportamento”, disse.

  • Primeiro elemento: Saul começou achar que podia caminhar sem Deus. “Ele começa a  fazer coisas sem consultar o profeta e passa a fazer do seu jeito, acreditando que alcançaria o mesmo resultado”, afirmou Rodrigo.
  • Segundo elemento: Saul abriu as portas para problemas emocionais não resolvidos. “Toda aquela insegurança que ele tinha no começo volta à tona, e isso é muito bem demonstrado nos diálogos da série Reis. Essa insegurança vem à tona e a pior coisa é um homem com medo, ele faz qualquer coisa, se não tiver princípios. E Saul tinha medo e o poder nas mãos”, declarou.
Assista o episódio completo para entender mais:

Anote aí:

O podcast “Fora de Série” é exibido todas as terças e quintas-feiras, às 19h, no Youtube, e depois fica disponível no Spotify e nas demais plataformas de áudios. 

Para não perder os próximos episódios, siga o perfil oficial no Instagram: clicando aqui. E assine o Canal no Youtube, ativando as notificações: clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução