Enem em contagem regressiva

Saiba como se preparar para esta e outras provas importantes

Imagem de capa - Enem em contagem regressiva

Está próximo o momento que os estudantes brasileiros realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova se tornou uma das principais portas de entrada em grande parte das universidades do País, tanto públicas quanto privadas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram para participar da prova impressa e quase 69 mil farão a versão digital. Este é o segundo ano que o Enem é oferecido na versão digital. Ela não é feita pela internet nem em casa. Os alunos precisam se dirigir a um laboratório de computação pré-determinado, onde recebem a prova, no computador (sem acesso à internet). No Enem deste ano, as provas, tanto impressas quanto digitais, serão aplicadas no mesmo dia, com itens de provas iguais e com o mesmo tema de redação. Mesmo no modelo digital, o texto é escrito à mão e os participantes recebem folhas de rascunho nos dois dias.

Como usar a nota do ENEM
A nota do Enem pode ser usada para ingressar na faculdade. Uma das maneiras de fazer isso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um programa do Ministério da Educação que reúne vagas que estão sendo oferecidas nas universidades públicas de todo o País. O candidato pode escolher até duas opções de curso e os critérios para ser aceito variam de acordo com as instituições, mas sempre estão relacionados à nota obtida na prova.

A segunda opção é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que auxilia os estudantes de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares a ingressarem em faculdades particulares. Os critérios são obter média de até 450 no Enem e não zerar na redação, além de estar encaixado na renda familiar atendida pelo programa.

Há ainda a possibilidade de recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa desenvolvido pelo Ministério da Educação que oferece empréstimos a estudantes do ensino superior. Ao final do curso, o aluno paga as mensalidades parceladamente, com juros baixos.

Por fim, existem faculdades que utilizam o próprio Enem como vestibular. Com a nota em mãos, o estudante pode procurar diretamente a instituição de ensino que deseja frequentar.

O projeto social FJUni, da Força Jovem Universal, está presente em todo este processo de busca da graduação. Em todos os finais de semana acontecem, nos polos da FJU pelo Brasil, aulas gratuitas de reforço para o Enem com voluntários que ajudam jovens que estão nesse momento decisivo da vida. E farão mais, como conta o Pastor Luke Castro, responsável pelo FJUni no Brasil: “nos dias que o Enem acontecerá, membros do FJUni também estarão nas portas das universidades para prestar apoio aos estudantes”. Segundo ele, os estudos fazem parte do desenvolvimento do jovem: “infelizmente, não se dá o devido valor à educação no Brasil. Há uma diferença muito grande entre a escola particular e a pública. Por isso, há a necessidade de ir atrás do conhecimento, de buscar progredir e aproveitar as oportunidades de aprender”.

Vale ressaltar que, além da preparação para o Enem, o FJUni também oferece aulas gratuitas de idiomas, o que é muito importante para todos. Para saber mais sobre o projeto, acesse @fjuniversitarios, no Instagram, ou procure o polo da FJU mais próximo da sua casa. Acesse universal.org/localizar para saber os endereços.

Hora de estudar
O professor Andrik Macedo dá dicas de como se preparar bem para o Enem. Elas servem também para vestibulares e concursos públicos, guardadas as particularidades de cada prova. Leia os conselhos dele no infográfico e prepare-se.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Edi Edson