Empreendedorismo ajuda jovem de Uganda a sair da pobreza

Programa social da Universal ugandense ensina estudantes maneiras de ter renda própria

Imagem de capa - Empreendedorismo ajuda jovem de Uganda a sair da pobreza

Uma iniciativa do programa social Força Jovem Universal (FJU) tem levado jovens ugandenses a investirem em sua independência financeira, enquanto estão em férias escolares. O grupo está ensinando cerca de 120 estudantes a produzir sabonete líquido, bolo, giz, vela, peças de artesanato, entre outros itens que podem ser comercializados.

A ação acontece em Kampala, capital da Uganda – país da África ocidental. As aulas foram iniciadas no dia 6 e serão finalizadas no dia 25/1, com direito a certificado de conclusão.

Segundo o responsável pela FJU daquele país, Ercílio Amorim, o objetivo da iniciativa é incentivá-los para que se tornem empreendedores e que, além de criarem uma renda para si, possam empregar outras pessoas.

Uganda tem uma das populações mais jovens do mundo: mais de 56% de seus habitantes são menores de 18 anos. Eles formam o grupo mais numeroso que vive na pobreza. Somente em Kampala há mais de 10 mil menores sobrevivendo nas ruas, segundo a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância.

força jovem universal

Pobreza que gera depressão

Ercílio explica que a condição econômica desses jovens tem gerado sérios problemas para eles. “O nível de desemprego é muito alto por aqui, o que tem causado depressão, frustação e até o suicídio de alguns estudantes”, explicou.

O psiquiatra e pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo Elson Asevedo afirma que sentimentos de desesperança e inutilidade são mecanismos psicológicos desencadeantes do comportamento suicida.

“Esses mesmos sentimentos parecem muito prevalentes na geração de jovens desalentados, sem propósitos claros, que nem trabalham nem estudam”, analisa o psiquiatra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por 800 mil mortes anualmente. Na faixa etária de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte.

imagem do author
Colaborador

UNIcom