Emoção x razão: entenda o papel de cada uma e suas consequências
Assunto foi abordado durante a palestra da Reconstrução do Eu 2.0, na Terapia do Amor. Saiba mais
O coração não foi feito para tomar decisões. Porém, em muitos momentos da vida, o ser humano o coloca no lugar da razão, principalmente na vida amorosa, motivo pelo qual os relacionamentos têm naufragado… Por mais que o amor envolva emoções, é preciso fazer escolhas sábias nessa área, a fim de evitar frustrações.
O assunto foi abordado durante a 5ª fase do Curso da Reconstrução do Eu 2.0, na palestra da Terapia do Amor, ministrada pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane.
Por que isso é importante:
Durante o encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (15), no Templo de Salomão, o Bispo destacou que a razão em um relacionamento funciona como a infraestrutura de uma casa.
“Assim como em uma casa tem que ter paredes, encanamento e etc, ou seja, uma infraestrutura para se manter, assim é o relacionamento: ele tem que estar baseado na razão para se manter em pé!”, orientou o Bispo.

Razão ou emoção:
- Uma das primeiras lições que você precisa aprender é que quando se fala em ‘razão’, ela sempre será direcionada para as consequências, para o futuro. O que eu faço hoje vai me levar para onde eu quero.
- A razão me faz pensar no futuro, o que eu vou fazer hoje e o impacto que eu vou ter amanhã.
- Já a emoção me faz pensar no aqui e agora, ela não quer saber do futuro. A emoção é inconsequente, imediatista.
- Cristiane Cardoso reiterou que a emoção nos faz ficar presas ao que aconteceu. “… ela não é boa e não faz bem. Já a razão nos deixa mais práticas, ela nos permite não enrolar por muito tempo com os problemas, ou seja, você continua a sua vida, anda para frente!”, disse.
Entenda mais:
Os sentimentos vão surgir nos mais variados momentos da vida, mas o que fará a diferença é como você vai lidar com cada um deles.
- Para alcançar a realização amorosa, participe todas as quintas-feiras, da Terapia do Amor. Saiba mais aqui.
- Além disso, ouça diariamente o programa Escola do Amor Responde, onde casais e solteiros fazem todos os tipos de perguntas, e os professores, Renato e Cristiane Cardoso, dedicam meia hora para esclarecer essas dúvidas.
Terapia do Amor:
Se quiser aprender mais a respeito desse e outros assuntos relacionados à vida a dois, bem como participar do curso “Reconstrução do Eu 2.0”, não perca o próximo encontro, na quinta-feira (22/06).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo
