Embaixada do Brasil na Rússia agradece apoio da Universal ao motorista Robson
Quando estava preso no país, brasileiro recebeu ajuda espiritual e humanitária da Igreja
Nesta terça-feira (18), o embaixador do Brasil na Rússia, Tovar da Silva Nunes, enviou uma carta de agradecimento à Igreja Universal do Reino de Deus daquele país, pelo apoio prestado ao motorista Robson Nascimento de Oliveira, que estava preso no Centro de Detenção da cidade de Kashira.
Robson foi detido em março de 2019 ao entrar na Rússia com caixas de um medicamento utilizado para alívio de dor aguda, que é legalizado no Brasil, mas proibido no país europeu. A defesa do motorista sempre alegou que o remédio seria destinado ao sogro do jogador de futebol para quem o motorista trabalhava. A Justiça russa não aceitou o argumento, e o brasileiro foi condenado à prisão. O caso teve grande repercussão na Imprensa e gerou comoção nas redes sociais.
No ofício enviado ao Bispo Gilcimar Taborda, responsável pela Universal da Rússia, Tovar mencionou as “generosas doações […] de livros, roupas e alimentos” feitas pela Universal, e, em especial, agradeceu o amparo espiritual oferecido pela Igreja.
“A atuação da Igreja Universal foi decisiva para que o setor consular pudesse oferecer a Robson a mais completa assistência possível”, concluiu o diplomata.
Depois de ficar dois anos preso cumprindo a pena, o motorista foi solto recentemente, após o presidente russo Vladimir Putin conceder um indulto com o perdão da condenação que recebeu da Justiça da Rússia.
Ao retornar ao Brasil, Robson foi recebido no aeroporto pelo presidente Jair Bolsonaro.
Veja a carta do embaixador do Brasil na Rússia para a Universal:

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo