Em meio à onda de frio no país, Sócio te Aquece distribui 5 mil agasalhos
No caso de São Paulo, ação vai beneficiar crianças e mulheres em abrigos, além de refugiados e parentes de internos da Fundação Casa
A quarta edição do evento Sócio te Aquece, realizado pelo programa Universal Socioeducativo (USE), acontece em vários Estados neste domingo 15/6, com a frente fria ainda atuando em boa parte do país. Em São Paulo, voluntários na sede do programa — nas imediações do Templo de Salomão — vão distribuir 250 agasalhos, cobertores e peças de roupa para mulheres e crianças que vivem em abrigos. Também serão beneficiados ex-internos da Fundação Casa, familiares de menores que ainda estão apreendidos e refugiados.
Em alguns Estados, a entrega será feita em casas de acolhimento. No Rio Grande do Sul, a distribuição vai acontecer no dia 22/6, após uma reunião no prédio da Igreja Universal, mantenedora do programa, que fica na Avenida Júlio de Castilhos, 607, em Porto Alegre.
Ao todo, 5 mil agasalhos e cobertores serão entregues na ação nacional àqueles que precisam de ajuda para enfrentar o frio — principalmente, no centro-sul do Brasil. No dia 10/6, em Pinheiro Machado (RS), foi registrada a menor temperatura de 2025: -5,8°C. O sábado, 14/6, pode amanhecer em São Paulo com mínima de 9°C.
Para quem vive nas ruas ou em locais sem o mínimo conforto, as baixas temperaturas podem causar problemas sérios de saúde, como hipotermia, doenças respiratórias, lesões de pele e até males no coração.
Levar os agasalhos para quem está em vulnerabilidade de moradia, segundo o responsável pelo programa Socioeducativo, Ulisses Teixeira, é “levar o aquecimento na prática, pois, nesse momento, muitas pessoas não têm um agasalho para si, e nem para os seus filhos. E nós alcançamos essas pessoas para dar a elas o que elas não têm”.
Nas regiões onde o clima está ameno, os voluntários distribuem peças de roupa convencionais. Somente no ano de 2024, o USE doou 50.223 peças de roupa em todo Brasil.