Em Macapá, maquiagem ajuda a ressocializar garotas que cometeram crimes

Mercado da beleza é um dos mais promissores do mundo, informou a pesquisa.

Imagem de capa - Em Macapá, maquiagem ajuda a ressocializar garotas que cometeram crimes

O programa Universal no Socioeducativo (UNS) tem investido em cursos profissionalizantes na área da beleza, para que menores infratoras de todo Brasil possam descobrir o seu verdadeiro talento e, através dele, venham se ressocializar.

O mercado global da beleza, que atingiu vendas de US$ 109 bilhões em 2018, segundo dados da empresa de pesquisas Euromonitor International, continua sendo um dos mais promissores, mesmo em períodos de recessão econômica. Atualmente, o Brasil é o 3º país que mais consome produtos de beleza no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e China.

Em Macapá (AP), no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina (CIFEN), foi oferecido o curso de maquiagem, que teve a duração de quase três meses. A maquiadora profissional Any Bentes, ensinou as internas técnicas como clean, smokey, smokey gliterinado, contornos, preparação de pele, entre outras.

Any afirma que por essa área ser uma das que mais cresce no mercado da beleza, a procura por maquiadoras tem aumentado. “Seja para um casamento, um baile de debutantes ou até mesmo para o dia-a-dia, é muito importante se profissionalizar. É uma profissão que mexe com a autoestima feminina e que visa sempre valorizar a beleza única de cada mulher”, disse.

Para comemorar essa nova etapa na vida das reeducandas, as voluntárias serviram um café da tarde especial para todas. Além do certificado, as alunas também ganharam uma maleta completa de maquiagem, para iniciarem o seu trabalho.

Segundo a diretora da Unidade, Erika dos Reis Santos, o curso trouxe uma transformação para as garotas. “Elas se tornaram pessoas melhores e com uma nova percepção da vida. E isso só foi possível através deste trabalho maravilhoso que o UNS tem realizado com as internas”, finalizou Erika.

imagem do author
Colaborador

UNIcom