Em caso de violência doméstica, como o da Marilis, como a mulher podia buscar ajuda?

Saiba mais sobre este assunto na coluna "Reis Responde"

Não temos um texto claro a esse respeito, mas tudo indica que a mulher poderia procurar ajuda com parentes, com um sacerdote ou com um ancião do povo. Existiam leis que protegiam a dignidade da mulher.

A Bíblia contém muitas ocorrências de violência contra as mulheres. Algumas instâncias são explícitas e outras são sutis. Em várias narrativas bíblicas, personagens femininas são espancadas, estupradas, mutiladas e mortas.

Na Bíblia, toda violência é considerada uma ofensa a Deus e à humanidade. As Escrituras estão cheias de condenações à violência – repetidas vezes a violência é associada à maldade e condenada como “detestável para o Senhor” (Salmo 11, Provérbios 3 e 10).

Em particular, a violência contra as mulheres é condenada. Na lei judaica, o estupro era visto como equivalente ao assassinato (Dt 22:26), assim como pressionar uma mulher fisicamente (Dt 22:25-27).

Nunca vemos a palavra “abuso”, mas o termo “opressão” (que significa sobrecarregar alguém pelo abuso de poder ou autoridade) está em toda parte. As escrituras expressam claramente o desejo de Deus por uma transformação da sociedade para aqueles que estão sobrecarregados, são marginalizados ou tratados de forma injusta.

imagem do author
Colaborador

REIS RESPONDE | Do R7 / Foto: BLAD MENEGHEL/RECORD TV