Eles sabem o que é o amor inteligente

Nas palestras da Terapia do Amor é possível aprender a lidar com muitas questões da vida amorosa

Imagem de capa - Eles sabem o que é o amor inteligente

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os divórcios aumentaram 8,3% em relação a 2016, o que representa uma taxa de 2,48 divórcios para cada mil pessoas com 20 anos ou mais no País. Diante desses dados, percebemos que muitos casais têm visto o divórcio como uma das “melhores” alternativas para que acabem com os problemas na vida a dois.

Na contramão desse pensamento, o Bispo Carlos Cucato e sua esposa, Cintia Cucato, palestrantes da Terapia do Amor, têm orientado milhares de pessoas a como lidar com as adversidades na vida amorosa, seja no namoro, seja no noivado, no casamento ou mesmo enquanto estão solteiras. O casal realiza as palestras no Templo de Salomão, em São Paulo, mas elas acontecem em todo o País.

Nos encontros os palestrantes conversam, aconselham e dão dicas sobre como os casais e os solteiros podem se comportar no relacionamento e se tornar ainda melhores para si mesmos, para o próximo e viver uma união abençoada por Deus, como disse o Senhor Jesus, segundo o livro de Mateus, capítulo 19, versículos 5 e 6: “Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.

Na prática
As palestras foram fundamentais para a gerente de loja Maria do Socorro Ferreira da Silva, de 37 anos, e seu marido, o supervisor Marco Antonio Fidencio Silva, de 40 anos (foto a dir.). Eles tinham rompido um casamento de 12 anos e estavam separados quando chegaram às reuniões. “Nosso relacionamento era muito difícil, tinha muitas mentiras e aconteceu uma traição da parte do Marco. Isso me levou a pedir a separação”, conta.

Contudo ela já tinha ouvido falar das palestras e procurou ajuda com o intuito de se curar daquele trauma. “Eu não queria voltar com ele. Meu divórcio estava marcado e eu apenas queria curar o meu interior de tudo que tinha passado. Por meio das palestras, comecei a aprender o que estava certo e o que estava errado.”

Maria ressalta que ela e o marido já estavam morando em casas diferentes e não tinham mais contato, mas um dia ela o viu em uma das palestras. “Eu o encontrei, mas sentei bem longe dele porque, para mim, realmente não tinha mais volta.”

Com o passar dos meses, ambos conversaram melhor e notaram a mudança e a perseverança um do outro. Eles concluíram que era possível recomeçar. “Foram três meses separados. Mas hoje temos um novo casamento e ele nem se compara com o que vivemos antes. Frequentamos a Terapia há um ano e nossa vida conjugal mudou. Não faltamos nenhuma quinta-feira e juntos aprendemos o que é o amor inteligente.”

Espaço reservado
Os solteiros também têm um espaço reservado. Em vez de tentarem fazer novas amizades e estarem em lugares onde possivelmente conheçam alguém com os mesmos interesses e objetivos, muitos solteiros se isolam e evitam sair.

Pensando nisso, os idealizadores da Terapia do Amor criaram a Hora dos Solteiros. Ela acontece toda primeira quinta-feira do mês na Esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo, a partir das 19 horas, e em todo o Brasil nos lugares onde a Terapia do Amor é realizada. A proposta do evento é proporcionar aos solteiros a oportunidade de conhecerem diferentes pessoas e, a partir disso, iniciarem
um relacionamento.

Para o Bispo Cucato, antes de tudo, é preciso que esse solteiro esteja bem consigo mesmo: “ser feliz na vida amorosa não é estar com alguém, mas é como a pessoa está.” Ele acrescenta ainda que a Hora dos Solteiros é para que as pessoas aprendam, troquem ideias e tirem suas dúvidas do que é a vida a dois.

Lucas Paiva, de 25 anos (foto a esq.), é solteiro e vê esse evento como uma oportunidade de aprender ainda mais. “Fui convidado por um amigo para participar desse encontro. Gostei muito, pois mudei a minha visão em relação ao que é um relacionamento de verdade. Aprendi a me valorizar e estou tranquilo, pois acredito que temos de fazer um processo de amadurecimento para que no futuro possamos fazer a outra pessoa feliz.”

A Terapia do Amor é gratuita e direcionada a todos os que desejam aprender o que é o amor inteligente. No Templo de Salomão, as palestras são realizadas às 10h, às 15h e especialmente às 20h. Para mais informações, acesse ou ligue para (11) 3573-3535.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Demetrio Koch