Eles não se curvaram!
A cena de O Rico e Lázaro em que Sadraque, Mesaque e Abednego saem ilesos da Fornalha de Fogo Ardente garantiu o segundo lugar de audiência à Record TV
Uma das passagens mais importantes da Bíblia foi ao ar no dia 12 de julho na novela O Rico e Lázaro, da Record TV. As cenas da Fornalha de Fogo Ardente são a maior demonstração de fé dos hebreus Sadraque (Gustavo Rodrigues), Mesaque (Sacha Bali) e Abednego (Nikolas Antunes).
Tudo acontece durante a inauguração da estátua de Marduk, erguida em homenagem ao rei Nabucodonosor (Heitor Martinez). Influenciado pelas sugestões maliciosas do sacerdote Beroso (Cassio Scapin), o soberano ordena que todos os presentes se curvem diante do novo monumento.
A proteção de Deus
Contrariando a determinação do rei, Sadraque, Mesaque e Abednego não se ajoelham diante da estátua de ouro e são condenados à morte na fornalha. Os três são jogados às chamas, mas, por não se curvarem a outro deus e não se preocuparem se sairiam ilesos da fornalha, o Deus dos hebreus os protege e os livra do fogo ardente.
Na Bíblia
As cenas da Fornalha de Fogo Ardente estão descritas na Bíblia no livro de Daniel. A passagem é uma demonstração da fé e da perseverança dos três sábios da Babilônia, que enfrentaram o decreto real em nome de Deus. “Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.” (Daniel 3:28). A atitude desses homens mostra a importância de se manter firme e não se curvar diante do que não condiz com a sua fé.
As gravações
As imagens impactantes das chamas da fornalha foram criadas com a ajuda de efeitos especiais em 3D. A gravação da sequência de cenas durou uma semana e emocionou toda a equipe, como explica o diretor-geral da novela, Edgar Miranda. “Foi com certeza uma das melhores gravações, senão a melhor gravação, que já fiz nesses 27 anos de carreira. Foi um momento muito especial e de entrega total da equipe. Queríamos passar toda a emoção daquele milagre”, detalha.
Os três servos
O ator Nikolas Antunes, que interpreta Abednego, diz que as cenas da fornalha representam o ponto alto da trajetória dos três sábios na Babilônia. “A partir dos milagres de Daniel (Gabriel Gracindo), as coisas começam a acontecer na Babilônia, a fé deles vai aumentando e acontece essa preparação para chegar ao ápice, que é a fornalha de fogo”, opinou ele, em entrevista à Record TV. “É uma honra participar disso. Só tenho a agradecer, é muito emocionante.”
Gustavo Rodrigues, que interpreta Sadraque, conta que a cena foi muito impactante. Segundo ele, a preparação das cenas contou com workshop e leituras da Bíblia. “Lemos a passagem bíblica, conversamos muito sobre todas as possibilidades, as características emocionais de cada personagem e qual poderia ser a reação deles ao milagre”, detalha.
Já Sacha Bali, que vive Mesaque, acrescenta que essa foi uma das cenas mais complexas de sua carreira. “Esse é o momento mais importante da história de nossos personagens e talvez o mais importante da novela, porque é a maior revelação bíblica da trama.” Ele diz que se sente “extremamente realizado”. “Foi um momento muito intenso, de muita emoção”, concluiu.
O sucesso
O capítulo que mostrou o milagre da Fornalha de Fogo Ardente garantiu à Record TV o segundo lugar isolado na audiência, com 15 pontos de média e pico de 18 pontos no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a novela alcançou 12 pontos de média, com pico de 14 pontos. Nas redes sociais, as cenas emocionaram o público. Os internautas usaram a hashtag #FornalhaArdente para comentar as cenas e o assunto ficou entre os mais falados no Twitter.
As cenas
As principais cenas da Fornalha de Fogo Ardente estão representadas abaixo. Os quadrinhos foram desenvolvidos a partir de imagens reais da novela O Rico e Lázaro, da Record TV. Para ver o capítulo completo e conhecer a importância dessa passagem para o fortalecimento da fé, acesse o site do Bispo Macedo no link blogs.universal.org/bispomacedo/2017/07/15/eles-nao-se-curvaram-2/.