Ele saiu para procurar jumentas e voltou ungido rei

Saiba quem foi Saul, o homem apontado por Deus para ser o primeiro rei de Israel

A série Reis entrou em sua segunda temporada. Intitulada de A Ingratidão, a nova fase da superprodução da Record TV, escrita por Raphaela Castro e dirigida por Juan Pablo Pires, vai abordar o período em que o povo de Israel substituiu o reinado de Deus pelo de um homem.

O espaço de tempo narrado entre as duas primeiras temporadas da série é de 50 anos. Desde a última vitória dos israelitas, quando Deus os livrou da queda confundindo os adversários filisteus, o ambiente em que viviam se tornou instável. Foi nesse cenário que uma nova ameaça surgiu da parte de outro povo inimigo de Israel, os amonitas.

No entanto não havia o que temer, visto que Deus protegia os israelitas e já havia dado a eles inúmeras vitórias. Mas, com o passar do tempo, Israel, que tinha como rei o Próprio Deus, passou a observar que outras nações consideradas “poderosas” tinham um homem reinando nelas. Assim, usando como pretexto a velhice do profeta Samuel e a má conduta dos filhos dele, os israelitas pediram um rei. Isso foi uma grande maldade diante de Deus (1 Samuel 12.17), pois o fato de Israel ser uma nação “sem rei” não significava que era malsucedida, mas, ao contrário, era uma nação vitoriosa. Todos os povos a invejavam, mesmo que não admitissem isso, porque Deus era o único Guia e falava com o povo por meio de seus profetas. Ao clamar por um rei, o povo estava rejeitando o Criador.

Na Bíblia Sagrada com As Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo, o Bispo ressalta que, ainda hoje, muitos fazem isso com Deus. “Deixam de crer na Sua providência para se agarrar ao que os outros têm a oferecer ou ainda preferem seguir conselhos de amigos, parentes e até de desconhecidos a seguir os Conselhos de Deus. Por causa disso, sofrerão com decepções e frustrações”, alerta.

Do jeito que queriam
Na Bíblia, o capítulo 9 do livro 1 Samuel mostra quem foi o homem apontado por Deus para ser o tão desejado rei que o povo queria.

O nome dele era Saul, filho de Quis, homem poderoso em Israel. A Bíblia o descreve como sendo um homem de altura e beleza sem igual entre os israelitas. Membro de uma família com boa reputação, o jovem Saul, interpretado por Carlo Porto na série, era educado e um bom filho.

Em um episódio inusitado, ele seria ungido rei. O relato bíblico conta que seu pai tinha perdido as jumentas e pediu que o filho as procurasse. Naquela época, por causa do solo bastante árido, uma família que não tivesse jumentos ou vacas teria muita dificuldade de arar a terra. Por isso, perder as jumentas seria um grande prejuízo, pois eram essenciais para a preparação do solo.

Em busca dos animais, Saul percorreu diversos lugares. Já a ponto de desistir, o servo que o acompanhava na missão lembrou que naquele lugar havia um profeta que poderia dizer onde estavam as jumentas. Ele estava falando de Samuel (Roberto Birindelli). O mais intrigante é que, embora o profeta fosse uma figura importantíssima em Israel, Saul não o conhecia. Isso ficou claro quando eles se encontraram e o jovem não sabia de quem se tratava: Saul se aproximou de Samuel e pediu que lhe dissesse onde era a casa do vidente, como antigamente eram chamados em Israel os profetas (1 Samuel 9.18).

Porém, Deus já tinha revelado a Samuel que Saul seria o rei e, seguindo a orientação Divina, Samuel o ungiu.

A unção representava a capacitação que Deus estava dando e a própria Presença dEle na vida da pessoa.

Tanto é que, logo depois da unção, a Bíblia descreve que Saul foi transformado em outro homem.

Quando Samuel o apresentou ao povo, muitos o aceitaram: “Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!” (1 Samuel 10.24). Outros, porém, não gostaram do anúncio: “Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes” (1 Samuel 10.27).Entretanto, a ameaça amonita e a subsequente reação de Saul, que enfrentou esses inimigos e saiu vitorioso, fizeram com que o povo o aceitasse definitivamente como rei.

O Bispo Macedo esclarece que “Deus escolheu Saul para ser rei de Israel não somente para beneficiá-lo, mas principalmente para ser um instrumento em Suas Mãos. Assim, ele levaria melhorias ao povo e lideraria a nação. Isso nos ensina que não recebemos as bênçãos de Deus por mérito próprio, mas para que o Seu Nome seja glorificado e os Seus planos sejam executados por intermédio da nossa vida”. Aparentemente, Saul tinha tudo o que se esperava de um rei, mas, como mostra a Bíblia, suas escolhas ao longo do reinado revelam um declínio espiritual durante sua trajetória.

Para saber como essa história continua, acompanhe a série Reis de segunda a sexta-feira, às 21 horas, e aos sábados, com a reprise dos melhores momentos, na Record TV. Você também pode acompanhar as novidades da superprodução nas redes sociais e no canal Fora de Série, no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Reprodução