Ele não tinha mais sonhos nem perspectiva de vida

Depois de uma grande frustração, Lucas de Paula entrou em depressão e já não tinha mais prazer de viver. Ao receber o Espírito Santo, ele encontrou motivos para ser feliz.Entenda

Imagem de capa - Ele não tinha mais sonhos nem perspectiva de vida

Durante a Sua passagem pela Terra, Jesus auxiliou e ensinou a todos que procuravam por Ele. No entanto Ele percebeu a necessidade do ser humano de ter alguém assiduamente ao seu lado para guiá-lo, ensiná-lo e lhe mostrar a Vontade de Deus. Assim, ao voltar para o Pai, Ele disse: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (João 14.16-17).

O Espírito de Deus foi enviado com o propósito de guiar aquele que deseja agradá-Lo e se manter na fé, para aquele que, apesar da vida com lutas e dificuldades, tem nEle alegria, paz, forças e a garantia da Salvação.

O auxiliar de compras Lucas Henrique de Paula, (foto abaixo) de 23 anos, passou por muitos momentos difíceis antes de encontrar este Consolador. Lucas cresceu em um lar conturbado, marcado por brigas e problemas constantes que persistiram por toda a sua infância e adolescência. “Por conta de problemas, cresci em um lar sem base, mas tudo piorou quando parei de jogar futebol, pois, até então, isso era a minha vida e meu ponto de escape”, explica.

Aos 17 anos, Lucas teve de abrir mão de seu sonho profissional em razão do alto investimento financeiro com o qual ele não podia arcar. A partir daí, ele desenvolveu depressão e se sentiu perdido.

“Era como se o chão tivesse sido tirado debaixo dos meus pés, pois aquele era o meu mundo. Eu tinha um grande vazio e, por isso, vivia uma rotina para tentar disfarçar o que era evidente dentro de mim”.

Diante de tantas frustrações e sem apoio emocional, a cada dia a situação de Lucas piorava e ele teve síndrome do pânico. “Eu nunca desejei a morte nem procurei ajuda médica, mas vivia atormentado e qualquer barulho que eu escutava pensava que fosse alguém para me fazer algum mal”, afirma.

Para amenizar seu sofrimento, Lucas buscava sempre estar com amigos para, em vez de solidão, sentir segurança e alívio. Quando estava sozinho, todo tormento que estava em seu interior vinha à tona novamente e ele se via perdido.

Jejuou para se alegrar
A realidade de Lucas começou a mudar quando ele recebeu um convite para conhecer a Força Jovem Universal (FJU). Na ocasião, disseram que ele conheceria “um amigo especial que poderia mudar seu interior e sua vida”. Lucas conta como reagiu: “como nada tinha me ajudado a superar e ser feliz, decidi dar uma chance a Deus e mudar o que fosse preciso”.

Pouco tempo depois de tomar essa decisão, teve início a campanha Jejum de Daniel, que tem o objetivo de auxiliar as pessoas a se desintoxicarem de tudo que as afasta de Deus. “Era a primeira vez que ela acontecia desde que eu tinha começado a frequentar a Universal. No começo não entendi muito bem do que se tratava, mas o obreiro me explicou melhor e então fiz um propósito de orar três vezes ao dia somente pedindo pelo Espírito Santo”, destaca.

Lucas se dedicou totalmente a alcançar a paz e a alegria que nunca tivera dentro de si. “Participei da campanha fielmente, me mantive em oração e abri mão de tudo o que Deus me pedia. Quatro dias antes do encerramento do Jejum, eu recebi o Espírito de Deus e foi inesquecível”, relata.

A partir desse dia, Lucas não foi mais o mesmo, pois seu interior passou por uma transformação e ele compartilha como foi sua mudança: “se não fosse o Espírito Santo, talvez eu nem estivesse vivo e, caso estivesse, ainda estaria com depressão e até pior do que estava. Hoje sou feliz de verdade, tenho vida de verdade, alegria e paz. Sou casado, tenho uma família abençoada, passei a ter sonhos novamente e a realizá-los graças a tudo o que Deus tem feito por mim”.

Participe do Jejum da alegria completa
Neste ano, a campanha foi batizada de Jejum da Alegria Completa e ocorre até 1o. de maio. Você pode começar a participar hoje mesmo e buscar essa alegria que durará por toda a sua vida e enquanto você estiver com o Espírito Santo. Lucas fala por que ela é importante: “é algo que vem do Próprio Deus, pois você se abster de coisas e desejos pessoais para se conectar com Ele é uma oportunidade única e quem a aproveita é honrado e recompensado”.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: getty images e Demetrio Koch