“Ele não me dá a atenção que eu quero”

Imagem de capa - “Ele não me dá a atenção que eu quero”

A aluna Daniela pediu ajuda aos professores do programa Escola do Amor Responde. Ela namora há 1 ano e 7 meses e cita que seu relacionamento sempre foi de companheirismo, mas que esse comportamento está mudando e diz que há falta de atenção da parte do namorado. Veja a dica importante que eles deram a ela.

DANIELA – Namoro há 1 ano e 7 meses. Meu namorado e eu sempre tivemos um elo forte e não tínhamos medo de nos abrirmos um com o outro, mas há três meses nosso namoro está mudando. Ele começou a trabalhar em horário fixo e só tem uma folga por semana. Tenho paciência e entendo que ele está cansado, mas ele começou a se afastar de mim. Não tiramos mais fotos juntos e quase terminamos. Sinto que ele não me dá a atenção que eu quero. O que faço?

CRISTIANE – Daniela, você precisa entender a situação em que vocês estão. Se ele tem que trabalhar e não tem tempo de passear com você como antes, isso faz parte da vida. Depois que vocês se casarem vai ser assim também. Então, vocês têm que saber lidar com a vida, pois todo mundo tem que trabalhar, estudar, etc. Isso acontecia no passado e as pessoas não viam problemas nisso: elas se viam pouco, não se falavam tanto e um entendia o outro, mas, hoje, por alguma razão, as pessoas que namoram têm que estar ligadas umas às outras o tempo todo e se não estão pensam que o namoro está esfriando e que é por falta de atenção. As redes sociais fazem as pessoas pensarem que precisam estar conectadas o tempo todo.

RENATO – As pessoas não sabem mais passar um dia da semana juntas e fazer o máximo naquele dia.

CRISTIANE – Elas querem receber atenção por causa do WhatsApp. Se você escreve para o seu namorado, ele precisa responder também imediatamente? Se ele não atende o telefone, será que não é porque está ocupado?

RENATO – Antigamente, as pessoas mandavam carta, esperavam que chegasse para a outra pessoa e aguardavam a resposta. Então, Daniela, o que provavelmente está acontecendo é que nesse dia que vocês ficam juntos você está cobrando seu namorado. Como é o único dia que ele tem para descansar, ele espera compreensão da sua parte e você espera atenção dele. São expectativas incompatíveis. Vocês têm que entender isso.

CRISTIANE – Pelo seu e-mail dá para perceber que você é muito jovem, porque dá valor ao fato de tirar fotos. Eu e o Renato não tiramos mais fotos juntos e isso não quer dizer que nossa relação esteja esfriando. Talvez sua imaturidade esteja causando tudo isso e destruindo algo que poderia ser legal.

RENATO – Você poderia aproveitar o fato dele estar longe uma semana e deixá-lo com bastante saudade. Por exemplo, se seu namorado não viu você por uma semana, então ele vai cruzar a cidade, vai fazer de tudo e mais um pouco para estar com você. Mas se você ficar sufocando, cobrando, insistindo para que ele faça as coisas, é claro que ele ficará saturado e isso trará desgaste ao relacionamento. É melhor deixar que ele sinta saudade de você. Você vai dar a ele a oportunidade de se expressar, de dizer que a ama, somente se você der esse espaço a ele. Entretanto, se passar um tempo e ele não lhe der atenção, então é porque ele não quer mais manter o relacionamento. Eu comento isso porque o homem que está com saudade faz tudo para estar com sua amada.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images